13 abr Parque Linear no Córrego Grande é exemplo do bom urbanismo em Florianópolis
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 12/04/2022)
O Parque Linear do Córrego Grande, em Florianópolis, é um belo exemplo do urbanismo contemporâneo. Há um respiro térmico e paisagístico com as passarelas e acessos que conectam prédios, ruas, áreas de lazer, contemplação, caminhada e natureza.
O grande desafio da região, entretanto, ainda é o trânsito muito complicado na Rua João Pio Duarte Silva. Os novos prédios construídos na região nos últimos anos são modernos e deveriam vir acompanhados da respectiva infraestrutura na região, principalmente com um transporte coletivo eficiente.
A coluna ouviu o Prof. Dr. Rafael Cartana, arquiteto, doutor em conforto ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Cartana leciona nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e Universidade Federal do Paraná – UFPR.
— A cidade contemporânea, para ser economicamente viável e ecologicamente correta, deve contemplar o aumento equilibrado de sua densidade habitacional. As cidades sustentáveis são compactas, ou possuem bairros compactos e multifuncionais (com residências, comércios e serviços) que sejam adequados à escala humana, possibilitando deslocamentos curtos para pedestres ou por modais de baixo impacto, como bicicletas. A inclusão de áreas verdes de convívio e lazer é parte fundamental do desenho das cidades, entretanto para que estas áreas tenham vitalidade é necessário que estejam inseridas em locais com elevadas densidades habitacionais, que por sua vez devem ser supridos com adequada infraestrutura urbana — diz o arquiteto.