08 abr Floripa Se Liga Na Rede promove curso gratuito para regularização de imóveis
O Floripa Se Liga Na Rede, programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis em parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), está com inscrições abertas para empresas e profissionais autônomos – como instaladores hidráulicos, encanadores e pedreiros – que queiram participar do curso técnico “Como fazer a correta ligação de imóveis à rede coletora de esgoto”.
A capacitação gratuita será realizada no dia 27 de abril, com aula teórica no auditório da CASAN, no Balneário do Estreito, das 8h às 12h, e aula prática no Jardim Botânico, no Itacorubi, das 13h às 17h. O objetivo do curso é habilitar empresas e profissionais autônomos para realizar serviços de regularização das ligações de esgoto dos imóveis inspecionados pelo Floripa Se Liga Na Rede.
Serão disponibilizadas 50 vagas e os interessados devem preencher o seguinte formulário para solicitar a inscrição: https://forms.gle/Hb6At8mTRNQq6ecPA. No caso de empresas, será aceita a inscrição de um(a) funcionário(a).
Ao final da capacitação, os participantes receberão um certificado e terão seus dados e informações incluídos em lista de empresas e profissionais especializados no site do Floripa Se Liga Na Rede.
O programa
O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), realizado em parceria com a CASAN e executado pela ECHOA Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto. Atualmente, o programa está presente nos seguintes bairros: Centro, Agronômica, Capoeiras, Coqueiros, Itaguaçu e Cachoeira do Bom Jesus.
O Se Liga Na Rede oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora. O agendamento da inspeção fica a cargo do morador ou proprietário.
O programa realiza testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias. Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica sobre como fazer as adequações necessárias, recebendo um prazo para regularização – que será comprovada e registrada em nova inspeção.
Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías.
(CASAN, 07/04/2022)