08 abr Sereia da Lagoa da Conceição será expulsa por conta de obra em Florianópolis
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 07/04/2022)
A obra da nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, obteve um importante passo para sair do papel: o Instituto de Meio Ambiente (IMA-SC) liberou a Licença Ambiental Prévia (LAP), considerada a mais difícil em todo o processo. Agora, é preciso obter a Licença Ambiental de Instalação (LAI) e a Licença Ambiental de Operação (LAO) que, segundo a prefeitura, são processos mais simples. Depois que tudo andar, porém, uma coisa é certa: a região terá grandes mudanças, inclusive com a retirada da famosa “Sereia da Lagoa”.
A licitação internacional já foi aberta e a obra está orçada em R$ 45 milhões. A intenção do executivo municipal é iniciar a obra ainda no primeiro semestre. Como houve recurso por parte de uma das empresas, o resultado da concorrência deve ocorrer no mês de maio.
Em função da nova estrutura que será construída e ficará à direita da atual, no sentido centrinho – Avenida das Rendeiras, a estátua da sereia, será retirada do local.
— Infelizmente ela terá que sair — disse o secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Valter Gallina.
Não há certeza de que a obra de arte será colocada em outro lugar.
A estátua foi colocada na Avenida das Rendeiras no segundo semestre de 2020. Na época, a coluna escreveu que o caso gerou curiosidade na comunidade local pois poucos sabiam quem havia feito e instalado a “misteriosa sereia” na Lagoa.
A escultura foi feita pelo Coletivo Espaço Tempo, que tem o artista plástico Juan Mandala como uma das lideranças. São cinco artistas que trabalharam na obra de arte.
A nova ponte da Lagoa da Conceição será maior e terá o triplo da altura da atual, que será destruída. Serão 214 metros de extensão e 17 metros de largura. Serão duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura.