Sereia da Lagoa da Conceição será expulsa por conta de obra em Florianópolis

Sereia da Lagoa da Conceição será expulsa por conta de obra em Florianópolis

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 07/04/2022)

A obra da nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, obteve um importante passo para sair do papel: o Instituto de Meio Ambiente (IMA-SC) liberou a Licença Ambiental Prévia (LAP), considerada a mais difícil em todo o processo. Agora, é preciso obter a Licença Ambiental de Instalação (LAI) e a Licença Ambiental de Operação (LAO) que, segundo a prefeitura, são processos mais simples. Depois que tudo andar, porém, uma coisa é certa: a região terá grandes mudanças, inclusive com a retirada da famosa “Sereia da Lagoa”.

A licitação internacional já foi aberta e a obra está orçada em R$ 45 milhões. A intenção do executivo municipal é iniciar a obra ainda no primeiro semestre. Como houve recurso por parte de uma das empresas, o resultado da concorrência deve ocorrer no mês de maio.

Em função da nova estrutura que será construída e ficará à direita da atual, no sentido centrinho – Avenida das Rendeiras, a estátua da sereia, será retirada do local.

— Infelizmente ela terá que sair — disse o secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Valter Gallina.

Não há certeza de que a obra de arte será colocada em outro lugar.

A estátua foi colocada na Avenida das Rendeiras no segundo semestre de 2020. Na época, a coluna escreveu que o caso gerou curiosidade na comunidade local pois poucos sabiam quem havia feito e instalado a “misteriosa sereia” na Lagoa.

A escultura foi feita pelo Coletivo Espaço Tempo, que tem o artista plástico Juan Mandala como uma das lideranças. São cinco artistas que trabalharam na obra de arte.

A nova ponte da Lagoa da Conceição será maior e terá o triplo da altura da atual, que será destruída. Serão 214 metros de extensão e 17 metros de largura. Serão duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura.