Procissão do Senhor do Passos: o maior evento religioso e cultural de Santa Catarina está de volta

Foto colorida de uma multidão carregando a imagem de Jesus Cristo

Procissão do Senhor do Passos: o maior evento religioso e cultural de Santa Catarina está de volta

Reconhecida como patrimônio cultural de material nos níveis, municipal, estadual e nacional, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, que neste ano acontece no fim de semana dos dias 02 e 03 de abril, teve importante contribuição da Associação Empresarial de Florianópolis – ACIF.

A Associação fez parte da história do maior evento religioso de Santa Catarina contribuindo com a valorização do evento e do turismo religioso. O reconhecimento do evento religioso de Florianópolis como patrimônio cultural municipal, estadual e nacional foi um trabalho iniciado em 2004 e concretizado em 2019 como patrimônio cultural do Brasil.

Mais de 250 anos de história

Por 256 anos a Procissão do Senhor Jesus dos Passos mantém-se como uma das maiores festas de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina. Ela está ligada à Irmandade que lhe dá o nome e ao Hospital de Caridade que se constituiu no braço social e assistencial da bicentenária instituição.

São quatro as cerimônias mais importantes desta Festa: a lavação da imagem do Senhor dos Passos três dias antes da procissão, a missa e a Procissão do Carregador, a transladação da imagem do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores e a Procissão com o Sermão do Encontro com as duas imagens.

A imagem do Senhor dos Passos de grande valor artístico, foi esculpida pelo baiano Francisco das Chagas. Ela proporciona a quem contempla visões diferenciadas, conforme o ângulo de observação. Originalmente a imagem era destinada a uma igreja da cidade do Rio Grande do Sul.

A embarcação que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande do Sul, devido à fortes tempestades inesperadas, a tripulação tornou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na Desterro, onde havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto.

Na procissão noturna, o andor da imagem do Senhor Jesus dos Passos é carregado pelos homens que vão se revezando e o de Nossa Senhora das Dores, pelas mulheres. No domingo à tarde, as duas imagens percorrem as ruas centrais da cidade, parando em frente à Catedral para o histórico sermão do Encontro.

Um dos momentos mais emocionantes da procissão acontece no sopé do Morro da Bela Vista do Hospital, quando a imagem do Senhor Jesus dos Passos é levada a fazer um giro de 360 graus, como agradecendo e se despedindo por mais um ano da Cidade. Ao término da Procissão, as imagens retornam à Capela, onde, no decorrer do ano, recebem as visitas de fiéis.

(ACIF, 31/03/2022)