10 mar Parque do Abraão terá pista para campeonatos mundiais de skate
Florianópolis vai ganhar não uma, mas duas pistas de skate. Previsto para Coqueiros, no Continente, o projeto, assinado pelo skatista Pedro Barros, será no parque do Abraão.
Será construída uma pista de park, modalidade em que Barros ganhou prata nas Olimpíadas de Tóquio, e outra de street, em que Rayssa Leal também levou prata nos Jogos. A primeira poderá receber campeonatos mundiais, a segunda, competições locais.
As pistas serão próximas e haverá também arquibancada. “O desenhista é o Leo Kakinho, que ensinou o Pedro a andar de skate, mas o desenho foi pensado pelo Pedro”, explica André Barros, presidente do Instituto Mundial de Skate e pai de Pedro Barros.
O parque do Abraão também terá uma pequena quadra de basquete, playground, academia de ginástica, espaço para caminhada e dois quiosques.
Para a família Barros, Florianópolis precisa de mais pistas públicas, caso contrário, vai ficar para trás.
“Criciúma tem uma pista animal. Porto Alegre (RS) acabou de inaugurar uma gigantesca. Várias cidades estão aproveitando que o skate se tornou um esporte atrativo e estava na hora de Florianópolis se posicionar”, avalia André Barros.
“O ideal é que cada bairro tenha sua pista de skate, como tem uma quadra de futebol”, completa Barros.
Novos equipamentos
Enquanto o parque do Abraão ganhará novas pistas de skate, o de Coqueiros será revitalizado. O secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina, conta que a obra vai preservar o estilo do espaço, de confraternização familiar.
“Vamos colocar novos equipamentos de ginástica, revitalizar as pistas, construir novos playgrounds, inclusive com acessibilidade”, explica Gallina.
A estimativa da prefeitura é entregar os projetos até 20 de março. Depois, serão apresentados às comunidades e as licitações serão lançadas.
“Acredito que, em 60 dias, temos condições de fazer as obras”, pondera Gallina. O secretário estima que serão investidos R$ 1,3 milhão na revitalização do parque de Coqueiros e R$ 2,5 milhões no parque do Abraão.
(ND, 10/03/2022)