08 mar VIA participa de pesquisa sobre mobilidade e navegação digital de Florianópolis
Sendo originalmente a pesquisa do Mestrado Acadêmico em Design do Programa de Pós-Graduação em Design (PPG Design) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) da pesquisadora Aline de Camargo Barros, a pesquisa leva em conta a digitalização das sinalizações de orientação nas cidades e o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais aprimoradas para o levantamento e análise de dados urbanos, a fim de compreender a relevância de informações sobre o espaço construído nos aplicativos de navegação digital em rotas para pedestres.
Nesse contexto, tem-se que a maioria dos aplicativos de navegação existentes, como o Google Maps, calcula as suas rotas com base nas informações de distância e tempo. Contudo, na micro escala do pedestre, tais informações muitas vezes não são o suficiente para oferecer uma caminhada mais segura e confortável na cidade. Dessa forma, outras camadas de informações tendem a ser consideradas, como a qualidade do ambiente urbano.
As informações de qualidade do ambiente para pedestres são associadas ao conceito de caminhabilidade, e podem contribuir com a satisfação da usabilidade dos aplicativos de navegação digital, de forma a considerar os interesses e necessidades dos pedestres, promovendo uma experiência mais compatível com as escolhas individuais do caminhar e, portanto, incentivando a mobilidade ativa nos centros urbanos.
(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 04/03/2022)