Florianópolis tem redução de pontos próprios para banho, conforme relatório

Florianópolis tem redução de pontos próprios para banho, conforme relatório

O relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA) apontou que Florianópolis teve uma redução de 15,9% no número de pontos considerados próprios para banho no intervalo de uma semana. O IMA informou que entre os fatores que explicam a alteração está a coleta de água para análise após um período de chuva.

No Estado, os pontos considerados próprios para banho tiveram uma redução de 1,2% no mesmo período. De acordo com o relatório de balneabilidade da última sexta-feira (4), na capital, dos 87 pontos analisados, 58 estão próprios para banho; na semana anterior, eram 69 pontos considerados adequados para banhistas. 

Dos pontos analisados no Estado, o relatório mais recente apontou que dos 237 pontos analisados 162 estão próprios para banho, enquanto na semana anterior eram 165. O relatório pode ser consultado no site do IMA.

Causas
Em nota, o IMA explicou que as chuvas podem favorecer que as praias se tornem impróprias para banho, pois, além da elevação do lençol freático, ocorre a lavação das ruas, galerias ou valas, e com isso, a água que chega aos balneários.

Por isso, a população deve evitar entrar no mar por até 24 horas após a ocorrência de fortes chuvas, principalmente, nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações.

Análise
A coleta da água para análise é feita em 27 municípios do litoral catarinense todas as semanas durante a temporada de verão e os resultados estão disponíveis no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.

Conforme o IMA, a água é considerada própria para banho quando em 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

(CBN, 07/03/2022)