22 fev Empresário de Florianópolis defende projeto de revisão do Plano Diretor
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 21/02/2022)
O empresário Daniel Dimas, que participou das discussões sobre o Plano Diretor pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), diz que a revisão da lei é “necessária” em Florianópolis.
Ele diz que o crescimento populacional da cidade vai continuar no mesmo ritmo e que se não for adotada uma “lógica diferente, essa fotografia só vai piorar”, com ainda mais informalidade.
Daniel considera positiva, por exemplo, a ideia de adensamento de algumas regiões, defendida pelo Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) para melhorar a mobilidade e racionalizar gastos com infraestrutura.
“No frigir dos ovos, o projeto é um passo à frente”, acredita o empresário, que destaca também o uso misto das construções. “50% dos imóveis da cidade estão irregulares e os pequenos negócios sem alvarás”, registra.
Além disso, o diretor da Dimas Construções defende uma simplificação do atual Plano Diretor: “Ele não pode ter 500 a 600 artigos, não tem que cuidar de determinados detalhes que acabam gerando problemas de interpretação. O texto deve ter só os pontos básicos”.