Audiência debaterá integração dos sistemas viários da Grande Florianópolis

Audiência debaterá integração dos sistemas viários da Grande Florianópolis

A Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa (Alesc) promove nesta terça-feira (22), às 10 horas, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, audiência pública virtual/presencial para tratar da mobilidade urbana e integração dos principais sistemas viários da Grande Florianópolis. A principal obra em andamento na região é a do contorno viário que, quando finalizada, terá 50 quilômetros de extensão em pistas duplas, quatro túneis, sete pontes, 1.163 áreas desapropriadas e investimento total de R$ 3,7 bilhões.

O deputado João Amin (PP), presidente da comissão, coordenará a audiência que foi solicitada pela Bancada do PT com objetivo de debater a situação do sistema viário da região que envolve as BRs 101 e 282, concessionárias (do contorno viário e da BR 101), o governo do Estado com as SCs e os municípios com suas principais vias. Um dos temas que será debatido é a ampliação da Beira-mar continental, entre Florianópolis e São José.

Segundo o deputado Fabiano da Luz, líder da Bancada do PT na Alesc, a obra do contorno viário da Grande Florianópolis foi concessionada em 2008, com um baixo preço de pedágio, na época chamada de “social” e terá alto impacto na região. “A partir deste debate, a proposta é desenvolver ações para cobrar um plano de mobilidade urbana e desenvolvimento econômico para a microrregião, envolvendo o governo do Estado e os municípios.”

Com quase uma década de atraso, o cronograma aponta o fim da obra do contorno viário para dezembro de 2023, ou seja, 11 anos a mais que o plano inicial da concessionária Arteris Litoral Sul, que venceu a licitação em 2008 e anunciou o prazo final da obra para 2012. Durante a audiência, haverá manifestações de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Arteris Litoral Sul, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf), das prefeituras e secretarias municipais de transportes e obras da região.

Também estão convidados para o evento senadores, deputados federais, vereadores, representantes da Fiesc, UFSC, FCDL, Fecesc, Associações Comerciais e Industriais da Grande Florianópolis e representantes sindicais.

(AGÊNCIA AL, 21/02/2022)