17 fev Representantes do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia participam de evento em João Pessoa
O Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia participou do Festival Criativo de Verão 2022, que ocorreu de 15 a 19 de março, em João Pessoa, uma das doze cidades brasileiras que integram a Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Florianópolis foi representada por Anita Pires, conselheira da FloripAmanhã e Ponto Focal do Programa em Florianópolis; Narbal Corrêa, Chef e integrante da Confraria dos Chefs do Programa e Rodrigo Rizzo, artista urbano.
Veja o Relatório Técnico de como foi a viagem:
Os representantes de Florianópolis participaram de três atividades do Festival:
Festival Gastronômico – aulas show de gastronomia ao vivo, com Chefs das cidades de Florianópolis (chef Narbal Correa), Paraty e Belo Horizonte.
Encerramento do “Comidinhas de Verão” com participação dos representantes de Belo Horizonte, Paraty e Florianópolis e júri para escolha dos melhores pratos.
Seminário Cidades Criativas: Perspectivas e Soluções — palestras com representantes das Cidades Criativas do Brasil (Anita Pires de Florianópolis).
Laboratório de arte urbana — grafites monumentais com artistas locais e artistas convidados das cidades criativas de Fortaleza, Curitiba e de Florianópolis (Rodrigo Rizzo).
Confira as fotos da aula show com o chef Narbal Corrêa:
Veja também o trabalho incrível de Rodrigo Rizzo que integrou a comitiva do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco em João Pessoa:
A programação do Festival Criativo de Verão também incluiu outras atividades em diversos espaços públicos da cidade de João Pessoa, com apresentações culturais, exposições e mostras de Artes Visuais, atividades de formação e qualificação profissional com (Seminário, Oficinas culturais, workshops, rodas de diálogo, laboratórios, etc.).
A programação completa está disponível para download neste link.
Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco
Além de Florianópolis, outras três cidades brasileiras detém o título de Cidade Criativa da Unesco na modalidade de gastronomia: Belo Horizonte (MG), Paraty (RJ) e Belém (PA).
No mundo inteiro, a Rede de Cidades Criativas da Unesco se divide em sete áreas criativas: artesanato e arte folclórica, design, cinema, gastronomia, literatura, mídia e música. No total, 295 cidades de 90 países integram a listagem. Doze delas ficam no Brasil: Florianópolis, Belo Horizonte, Paraty e Belém (no campo criativo da gastronomia); Brasília, Curitiba e Fortaleza (no design); Salvador e Recife (na música); Santos (no cinema) e João Pessoa e Campina Grande (no artesanato e artes folclóricas).
Reunir a representação desta rede brasileira e as suas experiências de desenvolvimento na cidade de João Pessoa foi o objetivo da Prefeitura Municipal/Programa Cidade Criativa, através da Funjope e da SEDEST, realizando o Festival Criativo de Verão.
Grupo Gestor em Florianópolis
Em Florianópolis, o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia tem a coordenação geral da Associação FloripAmanhã e é composto por outras 14 entidades:
- Prefeitura de Florianópolis;
- Sebrae-SC – que está viabilizando as passagens para João Pessoa;
- Senac-SC;
- Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC);
- Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC-SC);
- Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL);
- Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC);
- Universidade Estácio de Sá;
- Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc);
- Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul);
- Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau;
- Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS);
- Associação Brasileira de Bares, Restaurantes (Abrasel);
- Conselho Regional de Nutricionistas da 10ª Região (CRN10)
(Atualizada em 21/03/2022)
(Também publicada em Tudo Sobre Floripa, 17/03/2022)
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.