Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco

Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco

A partir desta terça-feira (31.10), Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) são os novos destinos brasileiros a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, respectivamente nas categorias Literatura e Cinema. Os municípios integram uma seleta lista de 55 localidades de todo o mundo que tiveram confirmada a adesão ao grupo, o qual favorece a cooperação entre destinos onde a criatividade é fator estratégico de desenvolvimento sustentável.

Com a decisão, além do Rio e de Penedo, o Brasil reúne 12 cidades na Rede da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em Design; Salvador (BA) e Recife (PE), na categoria Música; Santos (SP), no Cinema; João Pessoa (PB), na categoria Artesanato e Artes Populares, e Campina Grande (PB), em Artes Midiáticas.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra a conquista e aponta benefícios do reconhecimento à valorização do Brasil como um destino turístico global. “Eu gostaria de parabenizar o Rio e Penedo pelas características que os levaram a fazer parte deste seleto grupo. A presença do Brasil na Rede da Unesco contribui para o fortalecimento das nossas vocações culturais e para despertar o interesse de turistas de todo o planeta pelos nossos atrativos”, aponta.

A adesão do Rio e de Penedo à Rede da Unesco, que conta agora com 350 destinos globais, ocorre após indicações feitas por um comitê composto pelos ministérios do Turismo, da Cultura e a Comissão Nacional para a Unesco no Brasil. As localidades que integram o grupo se comprometem a compartilhar boas práticas e a organizar parcerias com vistas à promoção das indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

“As cidades da nossa Rede de Cidades Criativas estão na vanguarda quando se trata de melhorar o acesso à cultura e de galvanizar o poder da criatividade para a resiliência e o desenvolvimento urbano”, ressalta Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco. A escolha dos selecionados considera critérios como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); história e patrimônio; sinergia com áreas criativas e viabilidade financeira, entre outros.

VISIBILIDADE – Inspirados no exemplo da Unesco, os ministérios do Turismo e da Cultura trabalham a implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas. O objetivo é apoiar e incentivar a adoção de ações que reúnam governos municipais, empreendimentos dos setores envolvidos e agentes criativos para gerar oportunidades de negócios, emprego, trabalho e renda, dando mais visibilidade aos destinos.

O canal do Ministério do Turismo no YouTube disponibiliza a websérie “Cidades Criativas do Brasil”, com detalhes das localidades que já fazem parte da Rede da Unesco. (Acesse AQUI).

(Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, 31/10/2023)