16 nov IMA e Editora Expressão lançam revista sobre melhores práticas ambientais de Santa Catarina
No dia 22 de novembro, durante a solenidade de entrega do 24º Prêmio Fritz Müller, que reconhece as empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) e a Editora Expressão lançam o Anuário Ambiental Fritz Müller, revista que apresenta iniciativas que fazem a diferença na preservação ambiental.
Nesta edição, a publicação reúne os 12 projetos vencedores e duas iniciativas contempladas com Menção Honrosa do Prêmio Fritz Müller de 2023, mostrando em detalhes o que cada organização está implementando e como vem mudando hábitos e resultados em prol do meio ambiente. Na prática, cada ação evidencia ainda que, além de beneficiar a natureza, os projetos transformam vidas, muitas vezes, gerando impacto cultural, social e econômico.
É o caso, por exemplo, do “Projeto Costa Butiá”, realizado pela SCPAR Porto de Imbituba, criado em 2018 para incentivar o uso sustentável da palmeira do butiá (Butia catarinensis), espécie ameaçada e endêmica do litoral sul de Santa Catarina, por meio da recuperação da sabedoria tradicional do modo de fazer artesanato com a folha do butiazeiro.
Desde então, foram realizados mais de 85 oficinas e cursos para cerca de quatro mil pessoas no Brasil, Argentina e Uruguai, o que resultou na retomada da produção e comercialização do tradicional chapéu, além da criação de novos 40 produtos como bolsas e tapetes feitos a partir da folha do butiá. De 2019 a 2023, o lucro com as vendas das peças totalizou mais de R$ 42 mil.
Além de destacar os projetos premiados pela 24ª edição do Prêmio Fritz Müller, a revista traz ainda um pouco da trajetória do IMA, o órgão ambiental de Santa Catarina, e mensagens do governador do Estado, Jorginho Mello, e da presidente do IMA-SC, Sheila Meirelles.
Desde a criação do Prêmio, a Editora Expressão é a responsável pela produção do Anuário que eterniza os projetos vencedores de cada ano. “A Expressão tem a marca da sustentabilidade em seu DNA. Desta forma, a parceira com o IMA é uma grande honra, pois reúne nossa expertise, que é a perpetuação de boas histórias, com um dos princípios que sempre nos diferenciou: a divulgação e reconhecimento de boas práticas em prol do meio ambiente”, enfatiza o presidente da Editora, Rodrigo Coutinho.
(Confira a matéria completa em Jornal Tribuna, 15/11/23)