Canasvieiras ganha um novo ponto turístico neste sábado (25)

Canasvieiras ganha um novo ponto turístico

Canasvieiras ganha um novo ponto turístico neste sábado (25)

A paisagem e a rotina da rua José Daux, que leva até a praia de Canasvieiras, vai mudar a partir de sábado (25). Idealizado pelo engenheiro e empresário José Augusto Daux, o espaço público foi revitalizado e proporcionará entretenimento, cultura e gastronomia para os frequentadores.

“A intenção é que as pessoas utilizem a rua não apenas como local de passagem para a praia, mas de encontro e permanência”, explica José Augusto.

O projeto integralmente financiado com investimento particular e entregue em etapas, contempla a valorização do espaço, com melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de favorecimento à caminhabilidade, além de ser uma galeria a céu aberto, ter uma agenda anual de atrações culturais e ainda resgata a história do bairro.

Para realizar tais mudanças, o empresário contou com a arquiteta e paisagista, Ana Trevisan. “Assinamos os projetos paisagísticos e de revitalização do local, então, projetamos as mudanças na rua pensando em acolher as pessoas que passarem por lá com um visual mais gentil e confortável, dando espaço para diferentes expressões culturais em uma das praias mais movimentadas da Ilha”, conta a profissional.

Para diminuir a poluição visual, a fiação de luz também foi modificada para postes subterrâneos e o ambiente adaptado para acessibilidade. A primeira etapa foi realizada em um período de quatro meses.

Segundo o superintendente de Obras de Florianópolis, Ivan Luiz Ceola Schneider, parcerias público/privada como essa são incomuns na cidade, sendo esta uma melhoria sem sair dinheiro dos cofres públicos e que trará vários benefícios para Florianópolis como um todo. “As demandas do poder público acabam tendo de ser destinadas para áreas mais carentes e com isso obras de embelezamento tendem a ficar em segundo plano, então um projeto como esse na rua José Daux acaba sendo como um presente para os moradores e atraindo turistas”, destaca.

(Confira a matéria completa em DeOlhoNaIlha, 21/11/23)