25 out Especial Super 17 encerra ciclo de seminários com debate sobre cidades empreendedoras
O jornal ND completou 17 anos em 2023 e, marcando mais um ano de jornalismo relevante, faz outra entrega de valor aos assinantes e à sociedade na Grande Florianópolis: a série de seminários intitulada Super 17.
Na quinta-feira (26), o ciclo de seminários, novamente no âmbito do Fórum 2050, que projeta desafios da região para o futuro, se encerra. Depois de debater o Plano Diretor, o saneamento básico, a vocação náutica e a saúde, chegou a vez de abordar o tema Cidades Empreendedoras.
O evento de quinta-feira (26), às 8h30, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), pode ser prestigiado de forma presencial, na sede do Sebrae/SC, no ParqueTech Alfa, no bairro João Paulo, na Capital, com ingressos gratuitos adquiridos no site da Sympla, ou ao vivo no portal ND+.
O grande objetivo deste seminário é discutir e explorar estratégias práticas, inovações e políticas que possam promover o empreendedorismo nas cidades, ajudando-as a se tornarem mais sustentáveis, competitivas e inclusivas.
Dentre os temas que serão abordados, inovação e tecnologia nas cidades, infraestrutura e suporte para empreendedores, sustentabilidade e empreendedorismo. Curador do seminário, o professor Neri dos Santos explicou por que o jornal resolveu focar no empreendedorismo neste seminário.
“Florianópolis tem se caracterizado por ser uma cidade com muitas iniciativas empreendedoras, algo relacionado à capacidade não só de criar o ambiente favorável aos negócios, mas também pelos incentivos fiscais. O ISS (Imposto sobre Serviços), por exemplo, para empresas de tecnologia é de 2%, algo atrativo para empreender na área de tecnologia”, salientou o professor.
Outro destaque do curador no fomento ao ecossistema empreendedor da Capital é a contribuição das universidades. “A UFSC [Universidade Federal de Santa Catarina] é uma universidade empreendedora, que capacita muitos jovens para, em vez de serem empregados, serem empreendedores e iniciarem empresas”.
Para Neri, também são fatores preponderantes em Florianópolis, nos últimos anos, a criação de uma cultura empreendedora e a união de diversas instituições.
“A ideia é que esta cultura seja ainda mais desenvolvida. O seminário tem por objetivo mostrar como isso se desenvolveu, o que temos que utilizar como melhores práticas e em que precisamos melhorar nessa perspectiva de que Florianópolis é uma cidade mais empreendedora, inovadora”, disse o professor Neri.
“Florianópolis tem um alinhamento entre um grupo de comunicação, como o ND, uma instituição como o Sebrae, as universidades, o governo municipal, estadual mas sobretudo a iniciativa privada que aqui é muito empreendedora”, completou.
Painelistas
O seminário Cidades Empreendedoras terá quatro painelistas: o professor, escritor, pesquisador, ex-presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), atualmente professor do programa de pós-graduação de engenharia e gestão do conhecimento da UFSC, Eduardo Costa; o gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae/SC, Wanderley Andrade; o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert e o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Serviço
O quê: Super 17: Cidades empreendedoras
Quando: quinta-feira (26), às 8h30
Quanto: Gratuito no site da Sympla, ou ao vivo no portal ND+.
Onde: Auditório Sebrae – Rodovia Carlos Daux, 01, João Paulo, Florianópolis.
(ND, 25/10/2023)