Um preocupante e recorrente cartão de visitas para quem chega em Florianópolis

Um preocupante e recorrente cartão de visitas para quem chega em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 20/09/2023) *interino Diogo de Souza

“É uma vergonha pra nossa cidade Florianópolis!”, protestou um empresário com seu negócio no bairro Campinas, em São José e que voltou de uma viagem internacional no último domingo (17).

Ele revelou o assédio de motoristas estacionados em parada de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Florianópolis, oferecendo corridas por fora do aplicativo.

Segundo o empresário os condutores, irônicos e provocativos, ofereciam corridas por fora da plataforma sob pena de “muita demora” em horário avançado da meia-noite. O empresário, que estava acompanhado de outras pessoas, revelou que a situação revoltou todos os presentes.

O que diz o aeroporto
A coluna entrou em contato com a administração do Floripa Airport que, via assessoria de imprensa, retornou com a lembrança de que “não tem poder de polícia”. Segundo a nota encaminhada, o aeroporto “mantém sinergia constante com órgãos de segurança”, a fim de “coibir o transporte irregular no aeroporto”. A administradora ainda lembra que o aeroporto “dispõe de delegacias da Polícia Federal, Polícia Civil e posto da Polícia Militar”.

É importante lembrar também que, além disso, o aeroporto, em parceria com as plataformas, disponibiliza um local específico para que os condutores aguardem as corridas.

Confira a nota 

O aeroporto mantém uma sinergia constante com os órgãos de segurança, municiando-os do que for necessário para coibir o transporte irregular no aeroporto e acionando-os, em caso de necessidade. Reiteramos ainda que a administradora do aeroporto não tem poder de polícia.

Reforçamos para que os passageiros não utilizem transporte irregular e que registrem boletim de ocorrência em caso de abordagens de motoristas do transporte irregular. O aeroporto dispõe de delegacias da Polícia Federal, Polícia Civil e posto da Polícia Militar.

Inaceitável

O episódio é inaceitável por uma série de fatores, mas um deles, é de que estamos falando do cartão de visitas da cidade. Como contrastar tamanha beleza da região – e igualmente do remodelado aeroporto – com cenas deploráveis como a trazida pelo leitor e empresário, de abuso, ironia e ilegalidade. É preciso uma coesão das forças de segurança, e igualmente do aeroporto, para que isso não volte a acontecer.

É importante lembrar ainda que esse tipo de situação se estende a outros locais, sempre com a prerrogativa da corrida em preço a combinar. É ilegal, lembre-se e evite.