Seminário aborda troca de experiências e anúncio dos indicadores sobre a saúde dos catarinenses

Seminário aborda troca de experiências e anúncio dos indicadores sobre a saúde dos catarinenses

Urgente e indispensável, a prevenção na saúde dos catarinenses foi discutida na terça-feira (26), no quarto seminário do Super 17, evento do Grupo ND em comemoração aos 17 anos do jornal ND, na sede da ACM (Associação Catarinense de Medicina). Com o tema “O Futuro da Saúde é a Prevenção”, foram três horas em busca de soluções e trocas de experiências, reunindo quatro especialistas para debater o assunto.

Estiveram presentes o presidente da ACM, Ademar José de Oliveira Paes Junior; o médico oncologista Luiz Alberto da Silveira; a secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto; e a gerente executiva de Saúde e Segurança do Sesi/Senai SC, Sendi Lopes.

Os painelistas também analisaram dados do Mapa de Risco da Saúde dos Catarinenses, desenvolvido pela ACM, para colaborar com a construção de uma política de saúde eficaz no Estado.

Entre os destaques, 13% dos catarinenses já foram diagnosticados com depressão em Santa Catarina e, destes, 91% das pessoas diagnosticadas com depressão no Estado fazem tratamento com remédios.

A ACM divulgou outros indicadores que merecem a atenção dos catarinenses. Entre eles, que 8% da população do Estado ingere bebida alcoólica cinco ou mais dias por semana. Segundo o presidente da ACM, esses dados são apenas uma amostra para entender a realidade do catarinense e, assim, agir tanto no âmbito público quanto privado.

(Confira a matéria completa em ND, 27/09/2023)