Floripa Sustentável busca inspiração no Retrofit da Europa para regenerar centro histórico da Capital

Floripa Sustentável busca inspiração no Retrofit da Europa para regenerar centro histórico da Capital

Após viajar para São Paulo para conhecer de perto o programa Retrofit, que tem como foco a revitalização de centros históricos e a adaptação de prédios antigos para habitação social, o coordenador de Desenvolvimento Econômico do Movimento Floripa Sustentável, professor Neri dos Santos, embarcou em uma nova experiência Retrofit, dessa vez, em Portugal.

O objetivo das viagens – São Paulo e pela Europa – é buscar referências para implementar um projeto de Retrofit na revitalização da região central de Florianópolis, especialmente o lado leste da Praça XV. Uma forma inteligente de preservar o patrimônio e dar nova vida a antigos espaços para locais que são considerados símbolos da Capital.

Durante a viagem, em Lisboa, o professor Neri visitou a MOURARIA, uma área muito parecida com o Centro Leste de Florianópolis, que era totalmente degradada e que foi totalmente revitalizada, baseada no Retrofit, projeto do saudoso professor português de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, Álvaro Oliveira. MOURARIA se tornou um bairro de economia criativa, totalmente ocupado por artistas e jovens casais.

Em Porto, o professor visitou a revitalização que está sendo implementada no Centro da cidade e, também, na Ribeira, área às margens do Rio Douro. Já em Aveiro, a visita foi na ampla revitalização que está sendo realizada em toda a área central da Cidade, particularmente no entorno dos canais, que é uma das suas maiores atrações.

(Assessoria de Imprensa Floripa Sustentável, 20/09/2023)