22 set Festival de cinema realizado em Florianópolis impulsiona economia criativa
A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2023) iniciou nesta quinta-feira, 21 de setembro, e já entra para a história com um recorde de inscrições, totalizando 1.545 produções. O festival, que se estende até 27 de setembro, selecionou cuidadosamente 89 filmes, distribuídos em seis Mostras Competitivas: Work In Progress, Mostra Curtas, Mostra Infantojuvenil, Mostra Curtas Catarinense, Mostra Longas e Mostra Videoclipe. Uma Mostra Especial, denominada “Nossos Mundos,” apresenta filmes convidados e permanecerá disponível na plataforma Itaú Cultural Play até 4 de outubro.
Este ano, o destaque do festival é a presença de 28 filmes convidados, que se juntam às 61 obras selecionadas para as Mostras Competitivas, oferecendo ao público uma ampla variedade de produções cinematográficas para desfrutar. A cerimônia de abertura ocorreu no CineShow do Beiramar Shopping, com a presença de autoridades do audiovisual, e o filme escolhido para inaugurar o festival foi “As Três,” uma produção catarinense dirigida por Daniela Farina e Ricardo Sékula, demonstrando o compromisso do FAM 2023 em promover o cinema local.
Além de seu enfoque no cinema, o FAM 2023 também desempenha um papel importante como impulsionador da economia criativa em Santa Catarina. De acordo com Aline Belli, presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual de SC – Santacine “A indústria criativa é transversal e envolve diversos setores que impactam diretamente no PIB trazendo resultados importantes. E muito mais do que números para nossa economia, acredito no impacto positivo na qualidade de vida. As cidades criativas são lugares mais incríveis para se viver. E o Audiovisual tem um poder aglutinador de setores”.
(Confira a matéria completa em Portal Making Of, 22/09/2023)