Safra da Tainha de 2023 supera ano anterior com aumento de quase 80%

Safra da Tainha de 2023 supera ano anterior com aumento de quase 80%

Safra da Tainha de 2023 supera ano anterior com aumento de quase 80%

Encerrou na segunda-feira (31), a temporada da Safra da tainha em Florianópolis e em toda Santa Catarina. O evento de encerramento será apoiado pela Prefeitura de Florianópolis, através da Subsecretaria de Pesca, Agricultura e Maricultura, neste sábado (05), a partir das 8h30, no canto norte da Praia dos Ingleses, ao final da Rua das Gaivotas, no Rancho do Marcelio.

O evento conta com celebração religiosa, entrega dos troféus, café comunitário, boi de mamão e a participação do Projeto Tamar. Durante os 3 meses de Safra, a iluminação pública nos ranchos provisórios foi intensificada pela Prefeitura da Capital, juntamente da instalação de banheiros químicos para os pescadores.

Em 2022, Florianópolis somou 145 mil pescados. A Safra de 2023 alcançou 112.069 tainhas a mais do que no ano passado, um aumento de 77,28%.

Para que a temporada seja boa é necessário um clima específico. Os peixes chegam ao Litoral catarinense com a ajuda do vento sul, com correntes marítimas das frentes frias para desovar em águas costeiras mais quentes, como é o caso do nosso estado.

A Prefeitura disponibiliza para a população um site chamado Tainhômetro, que mostra o ranking da quantidade de Tainhas pescadas em mais de 20 praias de Florianópolis: https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/tainha/

“A Safra superou as expectativas, o resultado de mais de 257 mil tainhas capturadas surpreendeu todos nós. Todos os pescadores ficaram felizes com esse resultado e já começam as preparações para 2024”, explica Adriano, subsecretário de Pesca, Agricultura e Maricultura.

(PMF, 31/07/2023)

Tags: