O exemplo da força do associativismo

O exemplo da força do associativismo

Artigo de Jaime de Souza
Presidente da FloripAmanhã

No dia 17 deste mês, a FloripAmanhã, sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega valorosos cidadãos, quer pelo valor intelectual que possuem, quer pelas experiências adquiridas nas mais diversas áreas técnicas e humanas, comemora 18 anos de existência, trabalhando em prol de Florianópolis. É uma ONG voltada a propulsionar desenvolvimento sustentável da cidade, como garantia de uma boa qualidade de vida à população atual e futura deste belo e acolhedor município.

Esses profissionais doam, gratuitamente, parcela do seu tempo em favor da cidade, atualmente incluindo a Região da Grande Florianópolis, agindo em cenários estruturantes indispensáveis ao desenvolvimento de toda a região, sempre acreditando na força do associativismo.

Desde seu nascimento, a FloripAmanhã percorre com obstinação a vocação para a qual foi criada, nunca se afastando da luta por uma cidade planejada, inovadora, segura, e que preserve as belezas naturais que possui. Eventuais conquistas contam com importantes parcerias com o Poder Público e com a iniciativa privada, uma vez que o capital para investimento que a instituição possui é a inteligência, a experiência e a doação que seus integrantes têm em favor do bem comum.

A FloripAmanhã nunca cultivou o hábito de jogar os problemas sociais somente sobre os ombros do Poder Público, isto não está na nossa esfera de atuação. Pelo contrário, sempre entendeu que uma cidade economicamente justa, inclusiva, desenvolvida e com boa qualidade de vida é a que consegue unir esforços entre o Poder Público, iniciativa privada e o terceiro setor. Proporcionar esse elo entre esses três atores é o maior objetivo do associativismo da FloripAmanhã.

Planejamento urbano, meio ambiente, saneamento básico, revitalização de espaços urbanos, cidade inovadora, criativa e tecnologicamente desenvolvida, educação e cultura são palcos de intervenção para o qual nasceu a FloripAmanhã e que nessas quase duas décadas de existência animaram o voluntariado com resultados fantásticos em todas as áreas e em prol de uma Florianópolis que todos queremos.

Em comemoração aos seus 18 anos, a FloripAmanhã entregará à comunidade de Florianópolis e, consequentemente, aos gestores públicos desta cidade, um novo trabalho: a Agenda FLORIPA 2030/2040/2050, a exemplo do que fez em 2016 com a Agenda 2030, que vem produzindo excelentes frutos. Este novo documento é baseado em dados atuais, elaborados por especialistas, comunidade e agentes públicos das mais diversas áreas, apontando caminhos de navegação na direção do alcance do futuro da cidade.

Os Objetivos do Desenvolvimento Social – ODS, conclamados pela Unesco e aderidos pela FloripAmanhã é possível, sim, de serem alcançados. Basta acreditarmos na potencialidade do cidadão florianopolitano e na força do associativismo. Unamo-nos, pois, em busca desses objetivos.

(ND, 05/08/2023)