04 ago CAU Portas Abertas terá lançamento de Concurso Público Nacional
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) vai lançar no dia 10 de agosto um Concurso Público Nacional para escolha de projeto arquitetônico. O objeto é o retrofit da sua futura sede: o edifício Diva, na Avenida Rio Branco. Em formato híbrido, com audiência presencial e com transmissão em tempo real pelo Youtube, o evento terá palestra de Glória Cabral, vencedora do Prêmio Moira Gemmill para mulheres emergentes na arquitetura e detentora de outros prestigiados reconhecimentos internacionais, com projetos coletivos.
A apresentação do prédio à sociedade, que representou um momento histórico para os arquitetos e urbanistas de Santa Catarina, foi no dia 8 de dezembro de 2022. Desde então, o CAU/SC vem construindo o edital e buscando as documentações para que o projeto arquitetônico, para a reforma das áreas nobres, seja definido por meio de Concurso Público. Para a presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden, um concurso sempre torna o processo mais democrático: atrai novos talentos profissionais, os jurados avaliam criticamente a qualidade e viabilidade da solução proposta, e a escolha incide sobre aquele que contempla o orçamento e também o contexto da obra.
O CAU/SC está organizando um evento memorável para marcar o lançamento do Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Edifício-sede, no dia 10 de agosto. A palestrante, Gloria Cabral, é radicada no Brasil, porém construiu sua carreira no Paraguai, onde chegou a ser reconhecida como Doutora Honoris Causa da Universidade de Asunción. Selecionada para o programa Rolex Mentor e Protégé, como pupila de Peter Zumthor, Gloria também conquistou o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza (2016) e ganhou o Global Award for Sustainable Architecture (2021), trabalhando em parceria com outros profissionais. O CAU Portas Abertas tem início às 18h30min, na Avenida Rio Branco, 828. A participação é gratuita, com inscrições antecipadas neste link aqui.
SAIBA MAIS:
A movimentação para a compra de uma sede própria iniciou em 2012, quando o CAU/SC já havia esgotado as tentativas para usufruir de um imóvel cedido pelo poder público. Em 2016, foi criada uma Comissão Temporária de Patrimônio, que repercutiu numa Oficina de Prototipagem para a construção de parâmetros do edifício, num Estudo de Impacto Financeiro e, posteriormente, numa Consulta Pública, para que os arquitetos e urbanistas se pronunciassem antes do lançamento do edital de compra.
Em fevereiro do ano passado, o CAU/SC lançou um Edital de Chamamento Público para os “candidatos”, com sete edificações inscritas. Após visitas técnicas criteriosas, prevaleceu o Edifício Diva, que alcançou a nota 9,23. Com total edificado de 1.104 m2 num terreno de 415 m2, o imóvel de 1986 ainda passou por uma inspeção predial e análise de mercado, até a aquisição ser aprovada por unanimidade em 29 de agosto de 2022.
Por meio do Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Edifício-sede o CAU/SC dá a largada para a definição do projeto, para a elaboração dos projetos executivos de arquitetura e de engenharia. Além de corresponder às demandas da sociedade, o Conselho pretende tornar este prédio uma referência para os profissionais do estado de Santa Catarina desde a sua concepção, observando a metodologia BIM. A transmissão pelo canal @causcoficial no Youtube começa às 19h.
(CAU/SC, 31/07/2023)