03 jul SC tem uma cultura muito bonita de pesca e isso reflete na gastronomia, diz consultor
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 01/07/2023)
Médico veterinário, mestre em recursos pesqueiros e aquicultura e doutorando em tecnologia animal, César Calzavara ministra, nesta segunda-feira (3), em Florianópolis, o workshop Anatomia do peixe, do projeto “Raízes do solo à mesa”.
Ele também vai compartilhar informações com pescadores da Capital.
Qual é a ideia do workshop Anatomia do peixe para a gastronomia, que vai acontecer em Florianópolis?
O objetivo é que o chefe de cozinha entenda um pouco mais do produto que ele trabalha. Entender as diferenças anatômicas das espécies de peixe e também entender e identificar diferentes órgãos e tecidos. Assim se pode criar novos pratos e trabalhar de forma mais inteligente aproveitando mais e melhor os peixes
Você viaja bastante pelo Brasil: o que chama atenção em Santa Catarina sobre variedade gastronômica e valorização de iguarias locais?
Santa Catarina é um Estado que se destaca na produção de pescado, com uma variedade e volume muito grande.
Existe uma cultura muito bonita de pesca aqui e isso reflete na gastronomia, acho importante a gastronomia e a população de maneira geral entender a sazonalidade dos peixes locais.
Por exemplo, agora estamos na safra da tainha. É a melhor época de se comer tainha e isso acontece também com outras espécies, não adianta querer comer o mesmo peixe o ano todo e isso é uma coisa muito legal, você pode ir num restaurante e comer vários pratos diferentes no decorrer do ano e sempre com peixes locais na melhor época do peixe.