07 jul Programa de assessoramento para entidades sociais é lançado na Capital
A tarde desta quarta-feira (05) foi marcada pelo lançamento do programa de Assessoramento para organizações da sociedade civil de Florianópolis. Uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/SC, que conta com o apoio da FloripAmanhã e outras 11 entidades.
O programa pretende contribuir para a formalização, profissionalização e sustentabilidade das organizações, especialmente as de idosos, crianças e adolescentes, por meio de apoio, orientação, formações e consultorias nas aéreas contábil, jurídica e de assistência social. “A nossa intenção é fortalecer as entidades sociais apoiando no seu processo de formalização e profissionalização. Desta forma, as organizações têm a possibilidade de acessar recursos de fundos públicos como o da Criança e Adolescente e o Fundo do Idoso”, destacou o presidente do Conselho de Administração do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani. “Queremos ajudar na autossustentabilidade das entidades, fortalecendo suas ações e seus serviços, contribuindo assim para o fortalecimento de toda rede socioassistencial da qual faz parte o CIEE/SC”, completou.
Confira como foi o evento no vídeo abaixo:
O Programa conta com o apoio técnico e instrucional das seguintes entidades: Associação FloripAmanhã; BE – Banco do Empreendedor; ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis; CDL – Câmara de Diretores Lojistas de Florianópolis; CMPI – Conselho Municipal da Pessoa Idosa; CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente; CRC – Conselho Regional de Contabilidade; FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina; IASC – Instituto dos Advogados de Santa Catarina; Secretaria Municipal de Assistência Social/PMF; SINDICONT – Sindicato dos Contabilistas de Florianópolis; SINDIFISCO e SESCON/GF.
Representantes de cada entidade estiveram presentes no lançamento hoje, no gabinete do prefeito Topázio Neto, e assinaram o termo de compromisso.
“Nós temos muitas entidades que fazem um trabalho excelente, mas não são organizadas legalmente e, portanto, não têm condições de receber os recursos oriundos do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Foi aí que surgiu a ideia de oferecer ajuda a essas entidades, com um programa que vai orientá-las a como se regulamentar”, explicou Salomão Mattos Sobrinho, vice-presidente da FloripAmanhã e coordenador da campanha que este ano arrecadou quase R$ 2 milhões oriundos do Imposto de Renda para beneficiar projetos sociais locais.
O que é?
Programa que oferta apoio e orientações contábil, jurídica e de assistência social para entidades. A atuação do Programa de Assessoramento presta apoio técnico as entidades e organizações da sociedade civil para sua regulamentação e administração, objetivando a ampliação da oferta dos serviços aos usuários das diversas políticas públicas.
Quem pode participar?
Organizações da Sociedade Civil, Entidades de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Idosos.
Onde se inscrever?
Para se inscrever basta preencher o formulário abaixo com algumas informações que ajudarão a qualificar a demanda da sua entidade.
(Publicado Coluna Fabio Gadotti, 07/07/23)
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.