Ônibus com cobrador vira artigo raro em Florianópolis

Ônibus com cobrador vira artigo raro em Florianópolis

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 17/07/2023)

Como já era previsto desde o forte impacto da pandemia no transporte coletivo, os cobradores deixam de existir nos ônibus de Florianópolis. Veículos que ainda circulam com o profissional são artigo raro no trânsito da Capital. O que se vê nas linhas sem cobrador é o motorista fazendo o papel de cobrar a passagem de quem não possui o cartão para o pagamento na catraca, algo que já é feito dentro das linhas executivas, os populares “amarelinhos”.

Nas últimas discussões salariais feitas entre a categoria e as empresas, a discussão sobre a função de cobrador está sempre na mesa. Recentemente, a prefeitura da Capital abriu um grupo de trabalho para discutir o que será feito com a função de cobrador.

Em alguns casos, as empresas da Grande Florianópolis decidiram não contratar mais pessoas para o cargo. Assim, postos novos deixam de existir, e os cobradores que querem trabalhar como motorista recebem treinamento para tal.

Segundo dados da prefeitura da Capital de 2022, menos da metade das viagens do transporte coletivo ocorrem sem a presença do profissional nos veículos. Os números mostram que 57% dos deslocamentos são feitas sem o cobrador.

Tags: