31 jul Florianópolis recebe em agosto o Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia
A gastronomia em Florianópolis é um importante vetor de desenvolvimento socioeconômico, gerando emprego e renda, além de aquecer os setores de comércio, serviços e turismo. E por essa cultura gastronômica, a Capital catarinense possui desde 2014 o selo Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Apenas outras três cidades do país possuem a mesma chancela: Paraty (RJ), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG).
Nove anos depois dessa conquista para Santa Catarina, Florianópolis se prepara para sediar o Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. O evento será realizado entre os dias 3 e 5 de agosto, no Sesc Cacupé, e irá reunir profissionais do setor, do trade turístico, consumidores, estudantes, instituições de ensino, empresários, produtores da região e cozinheiros.
A programação do evento será dividida em dois momentos. O primeiro deles terá um caráter técnico, com reuniões e visitas técnicas que irão permitir a troca de experiência entre as cidades chanceladas, além de ser uma oportunidade de a Capital mostrar as suas riquezas gastronômicas e culturais para pessoas de todo o país.
No segundo momento, será realizada a Feira Criativa, em que o público geral também poderá participar. Para a Feira, estão sendo organizadas aulas-show, com chefs de cada uma das cidades chanceladas, atrações culturais, shows e participação de restaurantes locais.
“Ser uma Cidade Criativa Unesco é um patrimônio da sociedade de Florianópolis e queremos que todos tenham orgulho de viver em uma cidade com esse título. Por isso, pensamos nessa programação que além de técnica também mostre para a sociedade o valor desse reconhecimento. Queremos que todos que amam Florianópolis e que são amantes da boa gastronomia participem conosco e reconheçam o valor cultural e econômico dessa chancela”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio SC-Sesc-Senac, Hélio Dagnoni.
A programação do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia
No primeiro dia do encontro, 3 de agosto, será realizada uma série de palestras com renomados especialistas. As temáticas abordadas serão a inovação turística, políticas públicas para a valorização da economia criativa, perspectiva de turismo gastronômico brasileiro e o papel da gastronomia no desenvolvimento local.
Dia: 03/08/2023
9h15min:
- Palestra: Inovação Turística: a chave para fortalecer os empreendimentos no setor mais humano de todos
- Com: Natalia Bayona, Diretora de Inovação, Educação e Investimentos da Organização Mundial do Turismo (OMT)
9h30min:
- Palestra: Politicas Públicas para a valorização da Economia Criativa
- Com: Andrea Guimarães, Diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura, da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura
9h45min:
- Palestra: Perspectivas do Turismo Gastronômico Brasileiro
- Com: Ana Paula Jacques, Coordenadora de Cultura e Gastronomia da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)
10h15min:
- Palestra: O papel da Gastronomia como um indutor para o Desenvolvimento Local
- Com: Eduardo Seijo Solís, Focal Point de Mérida (México). Coordenador Geral do Rede Mundial de Cidades Criativas Unesco da Gastronomia
10h55min: Cases: Sustentabilidade e Inovação em Gastronomia e Alimentação
- Senac SC: Projeto Macroalga – uso e aplicação da Kappahycus alvarezii em gastronomia e alimentação.
- Com: Nathália Bernardinetti, Analista de Projetos Educacionais e Observatório da Gastronomia do Sistema Comércio SC
- Mesa Brasil Sesc SC: experiência de um programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos
- Com: Jéssica da Luz Pereira Pucci, Gerente responsável pelos Programas de Saúde e Assistência no Departamento Regional do Sesc SC
11h25min: Cases das Cidades Criativas Brasileiras
- Com: Anita Pires, Focal Point de Florianópolis; Lélio Costa, Focal Point de Belém; Tadeu Melchiades Filho, Focal Point de Paraty; Marcos Boffa, Focal Point de Belo Horizonte
- Mediador: Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer
13h30min: Momento Sebrae
As inscrições ainda estão abertas e devem ser feitas clicando AQUI
Dia: 05/08/2023
A Feira Criativa acontece no dia 5 de agosto, também no Hotel Sesc Cacupé e é aberta ao público, das 11h às 19h. Será um momento de celebração para todos os entusiastas da gastronomia, arte, cultura e criatividade, com uma programação repleta de apresentações culturais, degustações de pratos típicos, espaço kids, aulas-show com chefes renomados e encerramento com a Camerata Florianópolis.
Aulas-show (mediante inscrição prévia – 1º e 2º lotes esgotados. Lista de espera no dia)
- Dave França; da Paraty (RJ)
- Edson Puiati; Belo Horizonte (MG)
- Janete Borges; Florianópolis
- Maria do Nascimento Garcia; Florianópolis
- Wagner Vieira; Belém(PA)
Atrações culturais
- Camerata & Trio
- Dona Bilica
- Lieza Neves
- Jean Mafra
- Alivanta Meu Boi
- Camélia Martins
- Exposição de produtores e artesãos locais
Feira Gastronômica
Recarregue as energias com uma variedade de opções gastronômicas disponíveis na Feira Criativa. De alimentos tradicionais a pratos internacionais, há algo para todos os gostos e preferências culinárias. Além de sobremesas, café, chope, vinhos e bebidas em geral:
- Restaurante Ostradamus
- Restaurante Costão do Santinho
- Restaurante Freguesia Oyster Bar
- Restaurante Rancho Açoriano
- Terroir Catarina
- Destilaria Ohana
- Cervejaria Sambaqui
- Cervejaria Kairós
- NaKombi Cafeteria
- Una Heladeria
O Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia é promovido pelo Sistema Comércio de Santa Catarina, Sesc e Senac, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação FloripAmanhã, Fecomércio-MG, Fecomércio-RJ e Fecomércio-PA, além de outras entidades parceiras.
O programa Cidades Criativas da UNESCO
A chancela Cidade Criativa Unesco da Gastronomia é o título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a cidades que se destacam pela sua cultura gastronômica.
São cidades que trabalham arduamente para promover a gastronomia como um elemento fundamental de sua identidade e desenvolvimento sustentável. O programa Cidades Criativas da Unesco começou em 2004, com o objetivo de fortalecer a economia criativa, como artesanato, design, cinema, música, artes midiáticas, literatura e a gastronomia.
As cidades que desejam receber essa chancela devem mostrar excelência em diversos aspectos. Isso inclui a preservação da herança culinária, a valorização da diversidade gastronômica, o estímulo à produção local de alimentos, a preservação das tradições culinárias e a implementação de políticas e programas que promovam a gastronomia de forma sustentável. Além disso, essas cidades devem utilizar a gastronomia como uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento social, econômico e cultural.
Ao serem reconhecidos como Cidades Criativas da Gastronomia, esses locais ganham visibilidade internacional, o que pode impulsionar o turismo gastronômico, atrair investimentos e promover um incrível intercâmbio cultural entre as cidades.
Contudo, a chancela da Unesco não é apenas um reconhecimento honorário, mas também uma responsabilidade para as cidades. Elas devem continuar promovendo e preservando sua cultura gastronômica única, além de buscar ações de desenvolvimento sustentável nessa área tão especial.
(SCC/10, 26/07/2023)