06 jul Entorno da ponte Hercílio Luz é revitalizado e ganha novos projetos
Com novos empreendimentos e complexos gastronômicos, região da Hercílio Luz se renova; para
a Associação FloripAmanhã, as novidades da iniciativa privada são bem-vindas.
Cartão-postal de Florianópolis, a ponte Hercílio Luz é a porta de entrada para a Ilha de Santa Catarina. Somente quatro anos separam a recente reabertura da estrutura – que esteve fechada por quase três décadas – até os dias de hoje.
Desde então, o entorno da ponte está se tornando uma das regiões mais valorizadas da Capital, com novos empreendimentos, como complexos gastronômicos e condomínios residenciais e comerciais, que impulsionam a economia local.
Uma dessas novidades é o Armazém Rita Maria, que trouxe para a Capital um modelo inédito de empreendimento, com ótimas opções gastronômicas.
A estrutura que foi completamente repaginada, mas sem perder o valor histórico, abrigava há 125 anos galpões de cargas da Empresa Nacional de Navegação Hoepcke. O imóvel também já abrigou uma metalúrgica, fábrica de pregos e até uma fábrica de gelo.
O Top Market é um outro exemplo de reestruturação e valorização de um espaço que fez parte da história de Florianópolis. Quem transitava pelos altos da rua Felipe Schmidt, em 1913, se deparava com a Fábrica de Rendas e Bordados Hoepcke, que foi fechada em 1979.
O local ganhou vida 43 anos depois com o novo centro comercial. São mais de 21 comércios reunidos no Top Market, além de um espaço para eventos que agrega à região diversas possibilidades de lazer e de gastronomia.
Para a Associação FloripAmanhã, os novos empreendimentos são bem-vindos, não só para a região da ponte, mas para toda a cidade.
“A nossa cidade precisa crescer e se desenvolver, e isso não acontece se não tiver bons investimentos da iniciativa privada. Nós temos o belíssimo Parque da Luz e a ponte Hercílio Luz, então tudo que vier para valorizar esse ambiente, desde que esteja dentro da legislação vigente, deve ser bem visto e bem-vindo”, diz Jaime de Souza, presidente da FloripAmanhã.
(Confira a matéria completa em ND, 06/07/2023)