Prefeitura de Florianópolis avalia novo local para a estátua de Dias Velho

Prefeitura de Florianópolis avalia novo local para a estátua de Dias Velho

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 26/06/2023)

A Prefeitura de Florianópolis vem estudando um novo local para instalar a estátua em homenagem ao fundador Francisco Dias Velho, que hoje está no aterro da Baía Sul, perto do elevado e da estação da Casan.

Depois de cogitar levar o monumento para a Beira-Mar Norte, onde já existe um obelisco dedicado ao personagem histórico, o Executivo avalia outros locais. Uma possibilidade é a área do antigo Miramar, junto à praça Fernando Machado, na Baía Sul.

A iniciativa foi motivada pelas comemorações do aniversário de 350 anos da Capital. Consultada pelo gabinete do prefeito Topázio Neto (PSD), a Comap (Comissão de Arte Pública) do Ipuf aprovou a realocação “desde que as placas informativas que hoje se encontram junto à ela, próximo ao viaduto, sejam também realocadas para junto do local de destino”.

A comissão ressalvou, porém, que a mudança da estátua de Dias Velho para um local de maior destaque “poderá gerar uma reação negativa por parte da população e movimentos sociais de Florianópolis, por se configurar como uma homenagem à figura de um bandeirante que é associado à escravização de indígenas”.