01 jun Florianópolis discute plano para prevenção e reação a desastres causados por chuvas
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 31/05/2023)
O plano de contingência de Florianópolis para enfrentamento a desastres causados por chuva está sendo revisado. Um encontro nesta quarta-feira (31), entre o prefeito Topázio Neto, e o secretário de Ordem Pública, Araújo Gomes, já discutiu o assunto.
O documento está sendo revisado e atualizado, determinando as ações que serão realizadas por cada secretaria de acordo com os eventos que acontecerem em épocas de alta pluviosidade.
A prefeitura afirma que já são sentido os efeitos positivos das obras de drenagem e desassoreamento, como na Bacia do Papaquara e no Rio Tavares, na redução dos alagamentos. Outros temas como a agenda de ações de limpeza de bueiros, galerias e valas, além da poda de árvores e da coleta de lixo pesado no período que antecede as chuvas, e o fortalecimento das ações de resposta aos desastres destinadas a socorrer pessoas foram os três principais pilares do Plano discutidos na reunião.
Nos próximos dias, a Prefeitura de Florianópolis também se reunirá com órgãos externos que contribuirão com as ações durante períodos com alta pluviosidade, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Celesc.