Semana ODS em Pauta: Coordenação Estadual do Movimento Nacional ODS SC apresenta programação para 3 dias de evento

Semana ODS em Pauta: Coordenação Estadual do Movimento Nacional ODS SC apresenta programação para 3 dias de evento

O primeiro dia da Semana ODS em Pauta irá apresentar a ferramenta IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil), que permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS. O evento será mediado por Gilson Zimmermann, coordenador geral do Movimento Nacional ODS SC, e contará com a participação de Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Cristian Becker, especialista em Inovação em Gestão Pública, e Renata Sene, prefeita de Francisco Morato e vice-presidente de Parcerias ODS pela Frente Nacional de Prefeitos.

Acesse o evento no YouTube e ative o lembrete para ser avisado quando o evento começar.

Conheça os palestrantes confirmados para o dia 22/05:

 

Zuleica Goulart – Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis

Zuleica Goulart tem 25 anos de experiência no apoio à democracia participativa no Brasil, especializada em temas como sustentabilidade urbana e políticas públicas. Ela foi coordenadora de mobilização do Instituto Ethos, além de ter participado da criação da Rede Nossa São Paulo e da Rede Cidades por Territórios Justos e Democráticos e Sustentáveis. Atualmente, ela integra a Comissão Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de São Paulo e coordena o Programa Cidades Sustentáveis.

Cristian Becker – Especialista em Inovação em Gestão Pública

Bacharel em Ciência Política com especialização em Inovação em Gestão Pública. Experiência em funções públicas como Secretário-executivo e presidente interino da Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Rio Grande do Sul – Assudoeste Pampa Gaúcho. Foi assessor parlamentar e secretário Municipal de Meio ambiente, além de ter participado em vários Conselhos ligados à inovação tecnológica, proteção do meio ambiente e gerenciamento de bacias hidrográficas. Também é cicloativista e associado à União de Ciclistas do Brasil – UCB.

Renata Sene – Prefeita de Francisco Morato e Vice-Presidente de Parcerias ODS pela Frente Nacional de Prefeitos

Renata Sene (Republicano) é formada em Assistência Social e Gestão e Administração Pública, com pós-graduação em Administração de Projetos Sociais e mestranda em Desenvolvimento Regional. Ela foi eleita prefeita de Francisco Morato em 2016 e reeleita em 2020 com mais de 86% dos votos, baseando suas ações na Agenda 2030 ODS e é reconhecida nacionalmente por sua liderança em projetos sustentáveis. Atual Vice-Presidente de Parcerias ODS e Presidente da Comissão Permanente de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres pela Frente Nacional de Prefeitos.

Mediação – Gilson Zimmermann – Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS SCCoordenador geral do Movimento Nacional ODS SC e administrador de empresas, consultor e especialista em gestão empresarial e de entidades empresariais com mais de 25 anos de experiência no Associativismo. Também atua como mentor em treinamentos empresariais e é estudioso da Longevidade.

 

Dia 24/05, às 10h – Mudanças Climáticas e os ODS: Quais os impactos em SC?

O segundo dia da Semana ODS em Pauta irá discutir os desafios enfrentados pelo estado de Santa Catarina em relação às mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O evento contará com a participação de especialistas e autoridades que irão apresentar soluções e estratégias para minimizar os impactos ambientais em Santa Catarina, como Sergio Besserman Vianna, Coordenador Estratégico do Climate Reality Project seção Brasil; Felipe Broilo, Coordenador de Responsabilidade Ambiental Industrial da Klabin e Carolina Mota, líder climática pelo Climate Reality Project Brazil e signatária do Movimento ODS.

Acesse o evento no YouTube e ative o lembrete para ser avisado quando o evento começar.

Conheça os palestrantes confirmados para o dia 24/05:

Sergio Besserman Vianna – Coordenador Estratégico do Climate Reality Project seção Brasil

O professor de economia da PUC-RJ é um ecologista carioca que estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992, tendo participado de programas executivos na Universidade de Harvard. Ele é membro de vários conselhos diretores e consultivos de organizações não governamentais e foi presidente do IBGE e do Instituto Pereira Passos. Ele também foi presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio Jornalista & Cia/HSBC como Personalidade do Ano em Sustentabilidade.

Carolina Mota – Líder climática pelo Climate Reality Project BrazilSignatária do Movimento ODS, diretora de integração da ONG Joinville Lixo Zero e membra da LACLIMA. É formada em Direito, especialista em Gestão Ambiental e mestre em Saúde e Meio Ambiente pela Univille. Além disso, também é líder climática pelo Climate Reality Project Brazil e membra do respectivo núcleo de Santa Catarina.

 

Felipe Broilo – Coordenador de Responsabilidade Ambiental Industrial da Klabin.

Felipe é um engenheiro ambiental formado pela universidade estadual de Santa Catarina com especialização em processo Kaizen de melhoria contínua e pós-graduação em sustentabilidade e meio ambiente. Ele atua como coordenador de responsabilidade ambiental industrial na Klabin S.A há 6 anos, fornecendo apoio corporativo às operações ambientais da empresa.

Mediação: Dra. Gisele Victor Batista -Coordenadora de Mobilização Adjunta do Movimento Nacional ODS SC

Consultora em Sustentabilidade e ESG, é Geógrafa com mestrado em análise da qualidade ambiental e doutorado em engenharia civil pela UFSC. Possui MBA em gerenciamento de projetos e gestão de negócios, controladoria e finanças corporativas e é diretora da Harpia Meio Ambiente, uma empresa especializada em projetos de sustentabilidade. Ela é mentora de liderança ESG e propósito e carreira para mulheres, palestrante em sustentabilidade, conselheira de várias organizações e foi eleita Top 10 LinkedIn Creator em Sustentabilidade no Brasil em 2022.

Dia 26/05, às 10 – ODS na Educação

No último dia do evento, será discutido o ODS na Educação e tem como objetivo promover a conscientização sobre as metas globais e discutir a importância da implementação dos ODS nas escolas e universidades. O evento contará com a participação de especialistas que discutirão a importância de promover a conscientização sobre essas metas globais, desde a educação fundamental até a educação continuada, com a participação dos palestrantes Carla Lyra Jubilut, que é Arte-educadora, Comunicadora Social e Pedagoga, especialista em Metodologias Ativas e Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades e Advocate e Mentora do Global Schools Program – First Cohort – um programa da Unesco que defende a implementação dos ODS na comunidade escolar; Janice Mileni Bogo, Coordenadora do Curso de Administração Pública UDESC/ESAG; Tamily Roedel, Presidente do Comitê de Sustentabilidade na (UNIFEBE); e Roberto Carlos Santos Pacheco, idealizador e coordenador do Programa CEURS, que oferta cursos e capacitações com o tema de Municipalização dos ODS da Agenda 2030.

Acesse o evento no YouTube e ative o lembrete para ser avisado quando o evento começar.

Conheça os palestrantes confirmados para o dia 26/05:

Carla Lyra Jubilut – Advocate e Mentora do Global Schools Program – First Cohort (UNESCO).

Carla Lyra Jubilut é Arte-educadora, Comunicadora Social e Pedagoga. Especialista em Metodologias Ativas e Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades, Coordenadora Pedagógica na Escola Luminova Vila Prudente, no Ensino Fundamental I, 6ºs e 7ºs anos, e Advocate e Mentora do Global Schools Program – First Cohort – um programa da Unesco que defende a implementação dos ODS na comunidade escolar.

Roberto Carlos Santos Pacheco – Coordenador do CEURS

Pacheco é idealizador e coordenador do Programa CEURS, que oferta cursos e capacitações com o tema de Municipalização dos ODS da Agenda 2030. Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Fundador e pesquisador do Instituto Stel, atua nas áreas de desenvolvimento sustentável, cidades inteligentes, governo eletrônico, gestão estratégica de informação, e engenharia e gestão do conhecimento.

Janice Mileni Bogo – Coordenadora do Curso de Administração Pública UDESC/ESAG.

Doutora em Administração e mestre em Engenharia de Produção, com especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade, Instrumentos de Gestão Ambiental, Responsabilidade Social Empresarial, Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania, além de certificações em Neurociências e Gestão Social. É professora e chefe do departamento de Administração Pública da UDESC / ESAG, coordenadora do programa de extensão Pontes da Sustentabilidade e coordenadora do curso de Administração Pública.

Tamily Roedel Presidente do Comitê de Sustentabilidade na (UNIFEBE)

A professora é licenciada e bacharel em Ciências Biológicas e licenciada em Matemática. Ela é especialista em Educação Ambiental e Gestão Pública Escolar, e possui mestrado e está fazendo doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental. Ela leciona disciplinas como Ciências da Natureza, Responsabilidade Socioambiental e Gestão Ambiental no Centro Universitário de Brusque, bem como Ciências em prefeituras locais.

Mediação: Adael Juliano Schultz – Coordenador de Projetos e Recursos do Movimento Nacional ODS SC

Formado em Administração de Empresas com MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular pela PUC-RS. Possui vasta experiência em sustentabilidade, tendo atuado como professor universitário, avaliador nacional de projetos em sustentabilidade e consultor em empresas de diversos segmentos em todo o Brasil.

Todas as atividades serão gratuitas e transmitidas pelo canal do YouTube do Movimento Nacional ODS SCAs inscrições para receber o certificado podem ser realizadas via Sympla. A Semana ODS em Pauta é uma oportunidade única para aprender e debater sobre as principais questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e contribuir para um futuro mais justo e sustentável para todos.

(ODS/SC, 17/05/2023)

Tags: