10 maio Comitê de Habitação de Interesse Social do Crea-SC participa de reunião com a Prefeitura de Florianópolis
Na última quinta-feira, 4/5, representantes do Comitê de Habitação de Interesse Social do Crea-SC participaram de um reunião na prefeitura de Florianópolis de apresentação do programa desenvolvido pelo munícipio, com intuito de discutir a condição de promover soluções habitacionais de nível social no território de uma ilha, onde os parâmetros de exigências do Ministério das Cidades, difere do praticado em todo o país, como renda per capita acima da média nacional, 57% de área de preservação permanente, entre outros.
Representando o Conselho, participaram da reunião os conselheiros, Eng. Civil Luiz Francisco Teixeira Marcondes e Eng. Civil Estevão Roberto Ribeiro, e o assessor de relações institucionais, Eng. Civil Flávio Schäfer.
O encontro, promovido pela Secretaria de Habitação de Interesse Social, destacou a existência de um projeto de licitação para a construção de 103 unidades de moradias de 45 m², na Ponta do Leal, no bairro Estreito. O modelo de negócio da prefeitura é de fornecer a incorporação completa em terreno de sua propriedade, com projetos próprios, dependendo do sistema construtivo a ser adotado por cada empresa concorrente, com a proposição de um percentual a menos, sobre um preço base calculado pelo município.
Ao Crea-SC foi solicitado auxílio na logística em parceria também com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SC, inclusive para recuperação do Centro Comunitário da “Chico Mendes”.
(CREA, 09/05/2023)