10 abr I Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas debate políticas públicas
Os desafios e oportunidades para os pequenos negócios estarão em debate no Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas, no próximo dia 11 de abril, das 13h às 18h, no auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento é organizado pela Ampe Metropolitana – Associação Metropolitana de Micro e Pequenas Empresas, entidade que representa o segmento na região de Florianópolis, em comemoração aos 13 anos de sua fundação, em 9 de abril de 2010.
A proposta do Fórum é abrir um espaço de diálogo com os poderes públicos em nível municipal, estadual e federal, para que apresentem políticas públicas voltadas à melhoria do ambiente de negócios e ao tratamento favorecido e diferenciado, garantido na Constituição Federal às micro e pequenas empresas, maiores geradoras de empregos no país.
Outro objetivo é o lançamento da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa na Assembleia Legislativa, com a função de receber e debater as propostas da sociedade civil organizada para o segmento. A Ampe Metropolitana, por exemplo, apresenta periodicamente a prefeitos e parlamentares seu Manifesto, com uma série de sugestões. Foi a partir dessa iniciativa que surgiram o Programa Juro Zero Floripa, implementado pela prefeitura da Capital, e o SC Mais Renda Empresarial, pelo governo do estado, durante a pandemia de Covid-19.
“A Ampe Metropolitana dá assim a sua contribuição para que os setores público e privado trabalhem efetivamente juntos e na mesma direção, para fortalecer o empreendedorismo e, dessa forma, promover o desenvolvimento econômico e social nas cidades, no estado e no país”, ressaltou Ivam Michaltchuk, presidente da entidade.
Entre os parlamentares, confirmaram presença os deputados estaduais Marcos Vieira, coordenador da Frente Parlamentar de Micro e Pequenas Empresas; Mario Motta, coordenador da Comissão de Legislação Participativa e propositor do evento junto à Assembleia Legislativa; Matheus Cadorin, coordenador da Frente Parlamentar de Liberdade Econômica; e Napoleão Bernardes, coordenador da Frente Parlamentar de Governo Aberto.
O Fórum prevê ainda a presença de representantes de prefeituras da Grande Florianópolis, do governo do estado, do governo federal, da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), entre outras entidades e instituições.
AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM NÚMEROS
- Os pequenos negócios representam 93% das empresas formais de Santa Catarina.
- O estado tem mais de 975 mil micro e pequenas empresas, sendo mais de 550 mil MEIs, 350 mil microempresas e 75 mil empresas de pequeno porte.
- Os pequenos negócios são responsáveis por 49% dos empregos formais, o que representa mais de 1 milhão e 200 mil empregos com carteira assinada.
- As MPEs respondem por 42% do PIB de Santa Catarina
Dados: Observatório de Negócios do Sebrae/SC
(DeOlhoNaIlha, 06/04/2023)