05 abr Florianópolis recebe comitiva europeia para conhecer as iniciativas ambientais adotadas na Capital
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SMMADS e da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM, recebeu nesta segunda-feira, 3 de abril, uma comitiva de autoridades políticas de Luxemburgo, país localizado no continente europeu, em visita à Florianópolis para conhecer iniciativas ambientais adotadas na Capital.
A recepção ocorreu pela manhã no Parque Ecológico do Córrego Grande, com plantio de mudas, tour pelo espaço e apresentação de projetos como as unidades de conservação municipais, Floripa Lixo Zero, Família Casca e Minhoca na Cabeça.
O encontro contou com a participação de Djuna Bernard (vice-presidente do Parlamento de Luxemburgo e membro do Partido Verde), Frédéric Becker (representante do Partido Reformista da Alternativa Democrática), Isabel Wiseler-Lima (eurodeputada do CSV – Partido Popular Social Cristão), Liz Braz (representante do Partido Operário Socialista de Luxemburgo), além dos representantes locais Beatriz Campos Kowalski (Presidente da FLORAM), Fábio Braga (Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Giseli Junckes (Policial Militar Ambiental) e membros da Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX).
O primeiro momento foi marcado pelo plantio de três mudas de araucárias (Araucaria angustifolia) doadas pelo município de Rio Negro, no Paraná. Os presentes também conheceram outras espécies históricas que encontram refúgio no Parque, como o Pau-Brasil e o Garapuvu, árvores símbolos do Brasil e de Florianópolis, respectivamente.
A vinda até Florianópolis reflete o estreitamento de laços com uma região que abriga grande parte dos cidadãos estrangeiros. Segundo membros da comitiva, Santa Catarina é o estado com mais luxemburgueses no país.
Para Djuna Bernard, vice-presidente do parlamento do país europeu, Florianópolis e Luxemburgo ainda têm muito em comum quando o assunto é a preocupação ambiental. “Acho que vocês têm pensamentos e desafios similares aos nossos, de preservar o meio ambiente e criar uma consciência ambiental nas pessoas”, afirmou.
A Presidente da FLORAM, Beatriz Kowalski, celebrou a visita e destacou o carinho de Florianópolis para com a proteção do meio ambiente e da biodiversidade da Mata Atlântica. “O caminho para a sustentabilidade passa por ações de educação e conscientização ambiental. A troca de experiências com Luxemburgo é fundamental e muito nos orgulha receber a comitiva em nosso parque ecológico”.
(PMF, 04/04/2023)