11 abr Capital recebe pela 1ª vez a Jaguar Parade, exposição de esculturas customizadas
Florianópolis vai ser infestada por onças-pintadas. Trata-se da exposição Jaguar Parade, uma intervenção artística urbana que poderá ser vista a partir de 14 de abril, até o dia 20 de maio com cerca de 45 esculturas com pinturas customizadas por artistas convidados, espalhadas por diversos pontos da Ilha. A iniciativa é da ISA CTEEP, empresa líder no setor de transmissão de energia no Brasil que patrocina a mostra pela terceira edição consecutiva.
O propósito da mostra é arrecadar fundos para a causa e conscientizar sobre a urgência de proteger a espécie, que está quase ameaçada de extinção. Ao final da exposição, as esculturas serão disponibilizadas para leilão on-line, com 50% dos recursos doados às ONGs parceiras: a Onçafari, cuja atuação é voltada para a preservação da biodiversidade em diversos biomas brasileiros, com ênfase em onças-pintadas e lobos-guarás; e a Panthera, que se dedica à conservação das nove espécies nacionais de felinos selvagens. Em 25 de maio, os resultados do leilão serão divulgados por meio dos canais oficiais da Jaguar Parade.
A Jaguar Parade começou em São Paulo (2019), e depois passou por Belo Horizonte (2021), São Paulo e em Nova York (2022). Em Florianópolis, as esculturas poderão ser vistas em pontos turísticos e espaços de grande circulação, como a Ponte Hercílio Luz, a Avenida Beira-Mar Norte e a Lagoa da Conceição.
Das cerca de 45 obras, 28 são assinadas por artistas convidados pela ISA CTEEP. Como um presente para a capital catarinense, artistas da região vão customizar as onças seguindo o conceito de live painting, como Augustin de Lassus, de Florianópolis, que fax sua intervenção na Ponte Hercílio Luz no 23 de março, durante as celebrações do aniversário da cidade.
As pinturas feitas ao vivo também poderão ser acompanhadas pelo público no ateliê oficial, instalado no Floripa Shopping, e no Open Shopping Jurerê, até o dia 11 de abril. A iniciativa deste ano tem o patrocínio da ISA CTEEP, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A onça-pintada desempenha um papel ecológico fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas. Protege a biodiversidade, as águas e as florestas, além de garantir a sobrevivência das espécies que convivem com ela e de seus hábitats associados. O felino está presente em 18 países da América, mas nos últimos cem anos sua população foi reduzida quase à metade. Estima-se que, na Amazônia, existam 4,5 onças-pintadas por 100 km², em unidades de conservação, e 2,5, em áreas desprotegidas.
A fim de preservar a espécie e seu hábitat, a ISA CTEEP, em conjunto com os aliados técnicos South Pole e Panthera, desenvolveu o Programa Conexão Jaguar, que tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças do clima, por meio do apoio técnico e econômico a projetos florestais desenvolvidos em áreas prioritárias para a proteção, a recuperação e a conexão do hábitat e corredores da onça-pintada. Em 2020, foi considerado o melhor programa corporativo de compensação de emissões pelo ranking Environmental Finance Awards.
– Temos muito orgulho em, mais uma vez, apoiarmos a Jaguar Parade, iniciativa que está totalmente alinhada ao propósito do nosso Programa Conexão Jaguar. Por meio de ambos, acreditamos que conseguiremos impulsionar a necessidade urgente que é proteger a onça-pintada, pois onde ela está, há vida -, afirma Ana Carolina David, gerente de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais da ISA CTEEP.
(Tudo Sobre Floripa, 06/04/2023)