Novo secretário fala sobre principal desafio na infraestrutura de Florianópolis

Novo secretário fala sobre principal desafio na infraestrutura de Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 13/03/2023)

O engenheiro Rafael Hahne, novo secretário de Infraestrutura de Florianópolis em substituição a Valter Gallina, afirma que o “desafio imediato” da gestão é dar continuidade às obras que estão em andamento.

Ele cita especialmente a entrega da duplicação da Antônio Edu Vieira, nas proximidades do campus da UFSC.

Ele disse ainda que serão feitos os ajustes que forem necessários para entrega de “obras mais completas, com análise conjunta da Secretaria de Planejamento Urbano”.

Com a mudança administrativa, transporte e mobilidade ficaram com a Infraestrutura e Hahne diz que outra meta é a implementação conjunta de ações, de “forma organizada e planejada”.

Além das grandes obras, segundo ele, “uma equipe multidisciplinar já está trabalhando em pontos críticos da mobilidade para ajustes pontuais”. A ideia é que “pequenas intervenções melhorem muito a fluidez e segurança nesses locais”.

O novo secretário também falou sobre as passarelas de pedestres que não serão mais utilizadas. A prefeitura está programando o dia para desmontagem total da estrutura que fica em frente ao shopping Villa Romanna, no Santa Mônica, e prepara adequações no entorno para a retirada da passarela do terminal rodoviário Rita Maria..

“A passarela do Rita maria foi retirada a cobertura e estamos readequando as travessias para que sejam mais seguras e confortáveis. Inclusive toda a nossa Beira-Mar Norte é assim. A passarela existente não atende mais, seu uso é limitado. Por isso a intenção é removê-la sim. Mas todas as adequações do entorno só devem ficar prontas em maio ou junho, até lá a passarela fica”, disse Hahne.

Uma curiosidade é que três servidores de carreira estarão à frente das principais funções da secretaria. Além do próprio Hahne, Valci Brasil está na Superintendência de Transportes e Mobilidade e o engenheiro Ivan Luiz Schneider, que estava na Câmara de Vereadores, assume a superintendência de obras.