02 mar Florianópolis vai usar drone para atualizar cadastro imobiliário e evitar distorções no IPTU
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 02/03/2023)
A prefeitura de Florianópolis irá utilizar drones para atualizar o cadastro imobiliário na cidade. A informação foi trazida pelo prefeito Topázio Neto em almoço com a direção do Sindicato da Habitação (Secovi), nesta quarta-feira (1), na sede da entidade. Topázio informou que o cadastro imobiliário da cidade é “sofrível” e que o mesmo provoca distorções.
Ele cita o caso do proprietário que quando construiu sua casa a fez com alvará para 50 metros quadrados mas, depois disso, fez um puxadinho, ampliou um quarto e aumentou a área privada total sem informar à prefeitura, que gasta mais com recolhimento de lixo e tem impacto na mobilidade urbana.
O mesmo ocorre com a planta genérica da prefeitura que precisa de atualização em relação aos valores dos imóveis. Topázio ressalta que é obrigação legal do prefeito fazer essa atualização.
— Você imagina o caso do cidadão que tinha um apartamento de Canasvieiras e que ele não podia ir à praia porque não havia praia: a água batia no muro. Ele não conseguia alugar e o imóvel estava desvalorizado. Aí a prefeitura faz o alargamento, gasta milhões, com dinheiro do contribuinte de todo o município. Mas o imóvel naquela região de Canasvieiras se valorizou com o alargamento e a prefeitura não ganha nada objetivamente com aquele imóvel que teve valorização. É justo que tenha essa atualização da valorização. — afirmou o prefeito.
Esse assunto sempre foi, historicamente, “empurrado com a barriga” pelos prefeitos pois é impopular e impacta no valor do IPTU. O que o cidadão quer é que o processo seja justo e que ele ganhe em contrapartida serviços de qualidade.
A prefeitura está em fase de elaboração de edital de contratação para os dois serviços.