28 mar Florianópolis: capital humano e inovação
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 28/03/2023)
Pelo segundo ano consecutivo, Florianópolis aparece em segundo lugar no ranking das cidades mais empreendedoras – levantamento da Enap (Escola Nacional de Administração Pública) que leva conta o cenário nos 100 maiores municípios do país. A capital catarinense ficou atrás apenas de São Paulo, mas aumentou a pontuação em relação ao ano passado.
A pesquisa considera sete indicadores: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Se no quesito ambiente regulatório está em quarto lugar e em infraestrutura só na 17ª posição, nos fatores “capital humano” e “inovação” a cidade fica no topo do ranking. “Mesmo não estando entre as cidades mais populosas do país, a capital catarinense conta com a UFSC, considerada a quarta melhor universidade do país pelo ranking Times Higher Education, e com a Udesc”, aponta a Enap, que complementa: “Como resultado, tem proporção mais de três vezes maior de alunos concluintes em cursos de alta qualidade (72,07%), além da maior proporção de adultos com ensino superior (50,23%) da amostra de cidades.
Em relação à educação básica, possui a segunda maior taxa de matrículas em cursos técnicos e profissionalizantes e a
segunda melhor nota média no Enem”. “Com várias iniciativas do poder público local em parceria com empresas de base tecnológica, mas também por universidades, empresas de serviços, vem se projetando como a Capital da Inovação”, registra a Enap sobre o destaque no ambiente inovador.