01 fev Florianópolis terá usina de hidrogênio verde de R$12 milhões
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 31/01/2023)
Na foto aérea do Sapiens Parque já é possível ver a Usina de Hidrogênio Verde do Grupo Fotovoltaica, da UFSC, tomando forma. O prédio é desenvolvido com investimentos de cerca de R$ 12 milhões da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, a Cooperação Técnica Alemã.
A usina será uma espécie de vitrine para a indústria sobre a viabilidade e aplicação da tecnologia de produção do hidrogênio verde, considerada uma solução sustentável para a produção de energia e citada nos discursos do chanceler alemão Olaf Scholz em sua recente passagem pelo Brasil. Além disso, irá complementar a infraestrutura de capacitação de recursos na área do hidrogênio verde.
O professor Ricardo Rüther, coordenador do grupo e pioneiro no estudo e implementação da energia solar no Brasil, tem um histórico de cooperação com a Alemanha. O projeto de cooperação prevê a capacitação de professores, pesquisadores e estudantes para atuarem em pesquisas na área. Ruther recentemente passou por um treinamento na Alemanha de onde retornou com as bases para construir o projeto.
O gás hidrogênio, que recebe o adjetivo de “verde” por conta da sustentabilidade da produção, vem tendo a capacidade investigada pelos principais países do mundo. Segundo a publicação Bloomberg New Energy Finance, a geração solar fotovoltaica é capaz de oferecer o hidrogênio verde de mais baixo custo, o que fez com que o Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC fosse um foco imediato de interesse de parceiros.