CPDI e Secretaria de Educação de Florianópolis firmam parceria para oferecer cursos gratuitos de tecnologia

CPDI e Secretaria de Educação de Florianópolis firmam parceria para oferecer cursos gratuitos de tecnologia

O Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI) e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis assinaram no dia 27/2 (segunda-feira) às 15h o Termo de Parceria para a execução do Projeto Meu AplicAtivo, com objetivo de oferecer o curso de criação e desenvolvimento de APPs para 480 alunos de Escolas Públicas Municipais da Capital.

Participaram da solenidade o Secretário Municipal de Educação – Maurício Pereira, o Diretor Executivo do CPDI – Heitor Blum S.Thiago e Cristiane Iata – Head de Talentos da ACATE.

Para o CPDI, essa é mais uma conquista em prol da cidadania, a partir da inclusão e do empoderamento digital de crianças e adolescentes.

“Nossa missão é transformar vidas através da tecnologia. Sabemos das dificuldades que existem nas comunidades e por isso, contamos com o apoio de parceiros, como a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, para oferecer formação gratuita e de fácil acesso a quem muitas vezes não tem como pagar por um curso na área. Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas tenham oportunidades de buscar conhecimento e possam evoluir a partir da capacitação em TI, que além de habilidades técnicas, incentiva o empreendedorismo e a cidadania”, comenta Heitor Blum S.Thiago, diretor executivo do CPDI.

O Projeto Meu AplicAtivo ensina a desenvolver as seguintes competências

Trabalho em time; Planejamento e organização; Gerenciamento de tempo; Negociação e influência; Resolução de problemas; Gestão de riscos; Comunicação; Visão empreendedora; Criatividade; Noções de design de App; Mobilização em redes sociais; Pesquisa e análise de conteúdo; Noções de edição (imagem, textos, etc.).

Durante os cursos, cada um com um total de 50 horas, os alunos serão divididos em equipes para prototipar uma ideia, fazer as pesquisas necessárias para formatar a ideia, preparar o design do aplicativo e confeccionar o app, utilizando um software de apoio chamado Fábrica de Aplicativos, disponibilizado pelo CPDI.

O Projeto atenderá gratuitamente 480 crianças/adolescentes de 10 a 16 anos nas Escolas Públicas Municipais de Florianópolis.

As aulas serão executadas nas salas informatizadas das Escolas Públicas Municipais e ministradas online pelos Educadores e Pedagogos do CPDI. No final do curso (formatura) os alunos, individualmente ou em equipe, apresentam os aplicativos que desenvolveram e recebem o certificado de conclusão.

Sobre o CPDI

Com mais de 21 anos de trajetória, promovendo a inclusão social por meio da inclusão e do empoderamento digital, através de projetos e cursos na área da Tecnologia da Informação, o Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI) já beneficiou mais de 25 mil alunos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.