10 jan Patinetes elétricos estão de volta a Florianópolis
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 10/01/2023)
Patinetes da FlipOn, empresa de São Carlos (SP), estão chamando a atenção em alguns pontos de Florianópolis, inclusive na cabeceira insular da ponte Hercílio Luz. A cidade não tem serviço de aluguel de patinetes elétricos desde janeiro de 2020.
A empresa informou que está começando a operação em Florianópolis com uma frota inicial de 70 patinetes, que são rastreados via GPS, com velocidade máxima de 20 km/h e seguro de acidentes pessoais para usuários e terceiros.
A FlipOn disse ainda que inicia em cinco “áreas roxas”, pontos onde são disponibilizados e devolvidos os equipamentos: quatro na Beira-Mar Norte e um no acesso insular à ponte Hercílio Luz.
O preço para desbloquear pela primeira vez é de R$ 3,50 e a tarifa é de R$ 0,95 por minuto rodado com o patinete.
À coluna, a Secretaria de Mobilidade informou, no entanto, que ainda não lançou novo edital para o serviço de aluguel de patinetes. O setor de Serviços Públicos também informou que não deu autorização para o início da operação.
Os representantes da FlipOn disseram que contrataram uma empresa de contabilidade para providenciar o trâmite burocrático e também não souberam informar qual secretaria da Prefeitura de Florianópolis foi responsável pela liberação dos serviços.