Florianópolis terá ações para melhorias do saneamento ambiental; saiba detalhes

Florianópolis terá ações para melhorias do saneamento ambiental; saiba detalhes

Pró-balneabilidade, gestão de drenagem, antecipação de metas da Casan e a consolidação de um Plano Diretor de Drenagem são os focos da ação,

Florianópolis terá um ‘Pacto pelo Saneamento’, com foco principal em quatro eixos de atuação: pró-balneabilidade, gestão de drenagem, antecipação de metas da Casan e a consolidação de um Plano Diretor de Drenagem. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Florianópolis, nesta quinta-feira (26).

O plano consiste em ações com desafios e metas para a melhoria do saneamento ambiental da Capital. O objetivo é transformar no curto e médio prazo a realidade do saneamento na cidade.

Entre as metas para a manutenção dos canais de drenagem e desassoreamento de rios estão a recuperação de 25 quilômetros de canais de drenagem; garantia do escoamento de águas da chuva na região Norte, como previsto em projeto de ocupação da área de 1950; a remoção de 250 mil metros cúbicos de sedimentos; batimetria (medição de profundidade) completa de todos os canais de drenagem e a definição da área do Rio do Brás.

Em Canavieiras, foram retirados 10 mil metros cúbicos de material retirados dos canais artificias desde o início das operações, em dezembro.

No Sul da Ilha, o Rio Tavares deve ser um dos pontos de atenção do Pacto. O rio vai ser limpo em sua totalidade, o que não ocorre há pelo menos três décadas.

Outro foco do Pacto pelo Saneamento é a revitalização do Rio do Brás. Dentro da ação, serão implantados serviços de gerenciamento da drenagem urbana em Canasvieiras; um estudo ambiental prevendo o desassoreamento completo; além da execução de obras e ações de recuperação ambiental.

O projeto prevê também a instalação de sistema hidráulico para a garantia da renovação permanente das águas do rio, garantindo uma oxigenação adequada.

Ações pró-balneabilidade

O Pacto pelo Saneamento tem como objetivo regularizar 98% dos esgotos domésticos de Florianópolis, recuperando a qualidade da água de pontos que hoje são atingidos por dejetos descartados incorretamente.

Leia a íntegra no ND (26/01/2023)

 


Florianópolis lança plano de ação de saneamento básico após índices ruins de balneabilidade

Projeto Pacto pelo Saneamento foi apresentado nesta quinta-feira (26) pela prefeitura da Capital

A Prefeitura de Florianópolis apresentou, nesta quinta-feira (26), um plano de ação com desafios e metas para a melhoria do saneamento ambiental na Capital. O projeto Pacto pelo Saneamento, com algumas atividades já em andamento, visa atuar em diferentes frentes, incluindo ações favoráveis à balneabilidade das praias. A decisão foi tomada enquanto mais da metade dos pontos analisados nos balneários de Florianópolis não estão próprios para banho, índice ruim durante a alta temporada, e a saúde pública enfrenta uma epidemia causada por um vírus encontrado em rios da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, objetivo é transformar a realidade do saneamento na cidade no curto e médio prazo. As ações terão quatro eixos de atuação: pró-balneabilidade, gestão de drenagem, antecipação de metas da Casan e a consolidação de um Plano Diretor de Drenagem.

Ações pró-balneabilidade

A ideia é regularizar 98% dos esgotos domésticos de Florianópolis, que possam estar despejando efluentes domésticos nos rios e no mar. Assim, o poder público espera recuperar a qualidade da água de pontos que atualmente são atingidos por dejetos descartados incorretamente.

Para aumentar a cobertura do sistema de saneamento, o Pacto pelo Saneamento prevê a execução de obras de Sistemas Individuais de Tratamento e a regularização de ligações domiciliares aos sistemas de esgoto. Ainda serão realizadas ampliações dos sistemas de esgotamento sanitário, que até então era responsabilidade da Casan, e ações de mobilização social.

Piora na balneabilidade de praias de SC acende alerta para fragilidades no saneamento

A partir de um novo marco do saneamento de Florianópolis, projeto de lei que precisa ser encaminhado à Câmara de Vereadores, a prefeitura espera implementar inovações, como a gestão de fossas por meio concessionárias e criação de programas de reuso de efluentes e de redução de extravasamentos.

(Hora de SC, 26/01/2023)