Depois de polêmica, obra no Centro histórico de Florianópolis começa a sair do papel

Depois de polêmica, obra no Centro histórico de Florianópolis começa a sair do papel

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 11/01/2023)

Depois da polêmica em torno dos paralelepípedos e de vários ajustes feitos pelo município, começaram finalmente as obras de revitalização da ala leste do Centro Histórico de Florianópolis.

As intervenções iniciais estão sendo feitas no calçadão da João Pinto (foto acima). Depois, vai entrar no cronograma a rua Tiradentes e o entorno da praça XV.

O projeto que começa a sair do papel mantém praticamente 100% das pedras históricas, motivo de polêmica desde que a obra foi divulgada. É a última versão da proposta, que foi apresentada oficialmente pelo prefeito Topázio Neto (PSD) no final de outubro em evento na sede do Pró-Cidadão.

Além da manutenção do pavimento do núcleo fundacional da cidade, será retirada a camada asfáltica do trecho em frente à Catedral Metropolitana. A revitalização amplia o espaço de circulação de pedestres, que vai receber pavimentação em granito (antiderrapante), preservando os tombamentos existentes na pavimentação em petit pavé nos passeios da Praça XV e nas amostras de ladrilhos junto ao acesso ao Palácio Cruz e Sousa.

A revitalização do chamado centro-leste é a grande aposta da gestão municipal e do empresariado para estimular a economia e gerar empregos na região – que vem lutando contra o abandono nos últimos anos. A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais a situação.