CPI da Casan em Florianópolis quer apurar “morosidade e inadimplência contratual”

CPI da Casan em Florianópolis quer apurar “morosidade e inadimplência contratual”

Da coluna de Fábio Gadotti (ND 25/01/2023)

O requerimento para instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara de Florianópolis, que deve ser protocolado até sexta-feira (27), prevê a apuração de “possíveis irregularidades contratuais” entre a Casan e a Prefeitura de Florianópolis.

Pretende apurar o impacto para a cidade causado pelo não cumprimento dos prazos estabelecidos e a falta de investimentos acordados, fazendo com que não fossem alcançadas as metas de cobertura de rede de esgoto.

“A morosidade e a inadimplência contratual contribuem para a falta de balneabilidade e precariedade do saneamento básico em nossa cidade, ocasionando inúmeros problemas ambientais”, registra no documento o vereador Gabriel Meurer (Podemos), o Gabrielzinho.

O texto cita o relatório do IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC) sobre as praias neste início de temporada e lembra também que “quase a metade das reclamações sobre infraestrutura obtidas em consulta pública da revisão participativa do Plano Diretor, são relacionadas à água e esgotamento sanitário, confirmando que a população reconhece a inoperância da concessionária”.