04 jan Consumo de água em Florianópolis dobra entre o Natal e o Réveillon
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 03/01/2023)
Dados da Casan apontam para um aumento considerável no consumo de água entre o Natal de 2022 e a virada do ano para 2023 em Florianópolis. A companhia afirma que até o Réveillon houve um crescimento de 100% no abastecimento no sistema Costa Norte, que atende praias como Ingleses e Canasvieiras, e na Costa Sul-Leste, que vai do Pântano do Sul até a Barra da Lagoa.
Segundo a Casan, “com a infraestrutura de abastecimento reforçada pelo Planejamento Hídrico do Governo do Estado” o balanço é positivo. Obras estruturais foram feitas na região, como o novo sistema de captação no Rio Cubatão, que dobrou a capacidade de enviar água desse manancial para a Estação de Tratamento que atende Florianópolis, Biguaçu, Santo Amaro, São José e Palhoça.
Além disso, a Casan diz que outras melhorias que trazem reforço ao abastecimento na Grande Florianópolis são a perfuração de sete novos poços (três no Leste e quatro no Norte da Ilha), a instalação de uma quinta bomba na Estação de Tratamento de Água dos Ingleses e de um novo conjunto motobomba na Estação de Tratamento da Lagoa do Peri.
Cenário semelhante ocorreu em outras cidades de grande movimento como Balneário Piçarras, Barra do Sul, Garopaba e Laguna. Por fim, a companhia reforça que os usuários devem fazer o uso responsável da água.