23 dez Mais da metade dos trabalhos de revitalização da Figueira da Praça XV foram concluídos
Reduto de casais apaixonados, de manezinhos, jovens e mais antigos, que vão até a Praça XV de Novembro, no Centro da Capital, para relaxar, conversar e usufruir de um intervalo do trabalho em sua farta sombra, além de admirar sua beleza e esplendor. Destino também de muita gente que busca um “empurrãozinho” para conseguir um namorado, se casar e alcançar os mais diferentes pedidos, a Velha Figueira, que tem 150 anos e é um dos símbolos da capital catarinense, está mais bela e saudável neste ano.
A intervenção na Figueira surgiu no âmbito do grupo de trabalho de revitalização de espaços públicos e meio ambiente da associação FloripAmanhã.
De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, já foram concluídos 62% dos trabalhos de revitalização da tradicional árvore, que começaram em agosto deste ano. As principais melhorias realizadas foram na copa, com poda de limpeza e tomografia nos galhos. “Com a poda, já foi possível reduzir o número de escoras e garantir a beleza da Figueira e segurança dos frequentadores da praça”, explica a superintendente da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis), Beatriz Kowalski.
No momento, é realizada a nutrição líquida e foliar, além do tratamento das cavidades da planta. Ainda, segundo Beatriz, as equipes fazem um estudo do DNA, além da educação ambiental, social e histórica da árvore.
“A figueira recebe cuidado especializado, de modo a identificar e melhor suprir suas necessidades. Assim esperamos garantir sua vida e presença no cotidiano da cidade por mais centenas de anos”, destaca Beatriz.
(Confira a matéria completa em ND, 22/12/2022)