Florianópolis tem mais de 1,6 mil pessoas fora de casa por conta da chuva

Florianópolis tem mais de 1,6 mil pessoas fora de casa por conta da chuva

A chuva que atinge Florianópolis há pelo menos três dias deixou 15 moradores desabrigados e cerca de 1.600 pessoas desalojadas, de acordo com números atualizados pela prefeitura da Capital na tarde desta terça-feira (20). Por conta de deslizamentos e alagamentos, 40 casas foram interditadas de forma parcial ou totalmente.

Segundo dados da Epagri/Ciram, choveu 303 milímetros em Florianópolis nas últimas 48 horas. O volume é mais que o dobro esperado para todo o mês de dezembro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, os 15 desabrigados foram recebidos em um hotel disponibilizado pela prefeitura para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Já os desalojados buscaram abrigo na casa de parentes ou vizinhos de forma provisória.

No total, 90 ocorrências entre deslizamentos e alagamentos foram atendidos pelos técnicos da Defesa Civil municipal nos últimos dois dias. Dessas, 40 registros são de interdições totais ou parciais de imóveis que apresentaram risco para a segurança dos moradores. Em uma segunda etapa, os donos das casas receberão um laudo com as orientações que devem ser adotadas assim que a chuva parar.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, esteve reunido com a equipe da Caixa Econômica Federal para tratar da liberação do FGTS aos atingidos pelas chuvas. O encaminhamento da documentação necessária aconteceu nesta terça (20). Nos próximos dias, a Secretaria de Assistência Social deve informar como as famílias devem agir para dar entrada no processo e ter acesso ao dinheiro.

A expectativa da previsão do tempo da Epagri/Ciram é que a chuva comece a dar uma trégua já a partir da noite dessa terça-feira (20). A melhora no tempo deve acontecer na quarta-feira (21), quando os moradores terão mais condições para avaliar estragos e prejuízos.

Santa Catarina tem 131 desabrigados
Pelo menos outros seis municípios catarinenses registraram alagamentos, enxurradas e deslizamentos por conta das chuvas nas últimas 72 horas. Segundo o último boletim da Defesa Civil do Estado, 131 pessoas estão desabrigadas e 55 estão desalojadas nos municípios de Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Penha e Camboriú.

Duas adolescentes, de 15 e 17 anos, morreram soterradas na manhã desta terça (20) em Camboriú, no Litoral Norte. As vítimas eram primas e estavam dormindo em uma casa na região do bairro Monte Alegre no momento do deslizamento de terra.

Até o momento, apenas os municípios de Navegantes, Barra do Sul, Balneário Camboriú emitiram decretos de situação de emergência, segundo informe dos Regionais da Defesa Civil.

(NSC, 20/12/2022)

Tags: