Uma escola para formar executivos e gestores públicos em projetos e negócios para Cidades Inteligentes

Uma escola para formar executivos e gestores públicos em projetos e negócios para Cidades Inteligentes

O tema Cidades Inteligentes vem ganhando espaço nos ambientes de inovação voltados a indústria, turismo e gestão pública. Contudo, o desafio segue em evoluir da disseminação de conceitos para a aplicação pratica de ideias, projetos e inovações para tornar as cidades, de fato, inteligentes.

A necessidade de criar uma massa critica e qualificada de decisores no ecossistema de tecnologia em Santa Catarina levou a FIESC e a Universidade SENAI a lançarem, nesta segunda, 21.11, um MBI em Smart Cities, em parceria com o Instituto La Salle (Espanha). A iniciativa é pioneira no país e tem carga horária de 360 horas, em formato híbrido com direito a imersões in loco em ambientes “smart” na Grande Florianópolis, Joinville, Curitiba e Barcelona – cidade que traz uma das principais inspirações para o conteúdo.

“O objetivo é ajudar os participantes a desenvolver um metamodo de município digital, como fizemos em Barcelona, para a transformação urbana em todas as dimensões: territorial, econômica, social e governança. O maior desafio é criar um modelo holístico, entendendo que cada cidade tem suas características e particularidades”, explica Josép Piqué, presidente-executivo da La Salle Technova Barcelona e uma das principais referências globais no tema de Cidades Inteligentes.

(Confira a matéria completa em SC Inova, 22/11/2022)