Solar Impulse Foundation lança guia de tecnologias cleantech para orientar cidades na transição climática

Solar Impulse Foundation lança guia de tecnologias cleantech para orientar cidades na transição climática

Solar Impulse Foundation lançou, no âmbito da COP27, um guia de soluções cleantech que as cidades podem adoptar para se aproximarem da neutralidade carbónica. A capital lisboeta, que já demonstrou o seu apoio à iniciativa, será uma das “cidades-piloto”.

Reconhecendo a dificuldade das cidades em acelerar o planeamento net zero, o guia Solutions Guide for Cities começa por identificar os desafios-chave com que os territórios urbanos se deparam na transição climática em cinco sectores (Energia e rede, Construção e edifícios, Mobilidade e logística, Gestão de resíduosÁgua e infraestrutura urbana). E, como resposta, propõe a adopção de tecnologias cleantech nestas várias áreas, numa abordagem bottom-up.

“A nossa Fundação identificou mais de 1 400 soluções tecnológicas que existem hoje para proteger o ambiente de uma forma rentável economicamente”, sublinha Bertrand Piccard, presidente e fundador da Solar Impulse Foundation, em comunicado. Desse total, o guia contempla 188 tecnologias que foram testadas e implementadas por administrações públicas, empresas privadas ou cidadãos em mais de 130 municípios de 28 países.

Betão reciclado, painéis de isolamento baseados em biomateriais, software de optimização da vegetação urbana, bombas de calor ar-água geotérmicas, tecnologias de reciclagem de águas cinzentas e tecnologia vehicle-to-grid, bem como medidas de eficiência energética eficazes, são algumas dessas “soluções” avançadas no guia.

(Confira a matéria completa em Revista Smart Cities, 14/11/2022)

Tags: