Prédio sem garagem em Florianópolis é novidade no novo plano diretor

Prédio sem garagem em Florianópolis é novidade no novo plano diretor

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 10/11/2022)

Uma das formas para estimular os empreendimentos de moradia social em Florianópolis é dispensar a exigência de no mínimo uma vaga de garagem por apartamento. Essa ferramenta está prevista na redação do novo Plano Diretor de Florianópolis, atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores.

A legislação vigente exige hoje uma vaga, no mínimo, para cada apartamento de prédio novo a ser construído na cidade. A intenção da mudança é baratear o valor do imóvel, tornando-o mais acessível à população de baixa renda. Mas não é somente isso: muitos habitantes, por exemplo, dispensam o carro e utilizam bicicleta, transporte por aplicativo, transporte coletivo ou circulam a pé mesmo.

O assunto foi discutido no programa Conversas Cruzadas desta quarta-feira (9) na CBN Floripa com o vice-presidente institucional da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea SC) e participante grupo de trabalho do plano diretor da entidade, Ricardo Fonseca, e pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores, João Cobalchini.