27 out Setor aéreo nacional registra o terceiro melhor resultado do ano em setembro
Mais de 6,95 milhões de passageiros voaram pelo país no mês de setembro. O resultado representa o terceiro melhor do ano, atrás apenas dos meses de julho (período de férias) e agosto, que ultrapassaram a marca de 7 milhões de pessoas trafegando pelos aeroportos do país. Os dados são do “Relatório de Demanda e Oferta” divulgado na última terça-feira (25.10) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ao todo, de janeiro e setembro, passaram pelos terminais brasileiros 58,1 milhões de passageiros – número já representa 98% do fluxo registrado nos aeroportos em viagens nacionais durante todo o ano de 2021 (59,6 milhões).
No mês de setembro, o terminal de Guarulhos, em São Paulo, foi o que mais recebeu passageiros no período: foram mais de 3 milhões. Em seguida, aparecem os aeroportos de Brasília, que registrou a passagem de cerca de 1,2 milhão de viajantes e o de Viracopos, em Campinas (SP), que teve o melhor mês de setembro da sua história, com a movimentação de mais de um milhão de pessoas no período.
No Nordeste, o aeroporto de Recife (PE) atingiu a marca de 694 mil passageiros embarcando e desembarcando em setembro. Em Natal (RN), cerca de 184 mil pessoas chegaram ou partiram da cidade pelo terminal potiguar. No Norte o destaque é para o terminal de Manaus (AM), que teve a passagem de mais de 232 mil pessoas. Já no Sul, Florianópolis (SC) contou com número superior aos 257 mil passageiros.
O setor aéreo é um importante meio de locomoção no país, contribuindo para impulsionar o turismo. Em 2021, um em cada dez brasileiros em viagem utilizou este modal para chegar até o próximo destino, segundo a PNAD Contínua Turismo 2020-2021, produzida a partir de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
(Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, 26/10/2022)