Preservação e consciência ambiental na Grande Florianópolis

Preservação e consciência ambiental na Grande Florianópolis

Foto: Facebook

José Luiz Sardá
Geógrafo e presidente do Instituto SOS Rio do Brás

A Grande Florianópolis é a região com a maior densidade demográfica em Santa Catarina, possuindo um território de beleza singular e tem importantes Áreas de Preservação Permanente. Contudo, o aumento populacional tem se acentuado nas últimas décadas, deixando a faixa litorânea altamente povoada, exigindo demandas de políticas públicas para sua mitigação.

O processo de conurbação sobrecarrega a infraestrutura local, notadamente na parte de mobilidade urbana e de preservação ambiental, deteriorando a qualidade de vida da população, comprometendo as belezas naturais e os recursos hídricos.

O crescimento populacional no Norte da Ilha de Santa Catarina e Região Metropolitana da Grande Florianópolis aumenta a importância da consciência e responsabilidade socioambiental e da participação da iniciativa privada, de organizações, dos gestores públicos e da sociedade em geral.

Para isso, torna-se necessário estimular o desenvolvimento sustentável, pensando sempre nas futuras gerações, na herança que deixaremos para nossos filhos e netos. Neste contexto, importante destacar a atuação da Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis), autarquia de regime especial, dotada de autonomia administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial, vinculada à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade.

Imbuída na coordenação a implantação das políticas públicas estaduais de desenvolvimento regional e urbano, atua em consonância com as deliberações do Coderf (Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis).

O Instituto SOS Rio do Brás é parceiro neste intento. Um dos principais objetivos do instituto é chamar a atenção das autoridades e gestores públicos para as questões ambientais. Temos como meta principal transformar-se em um projeto-piloto, ser referência para os rios e ecossistemas na capital dos catarinenses e municípios da Grande Florianópolis. Vamos focar para a importância da preservação e conservação ambiental, qualidade da água, saneamento básico, manejo e redução de resíduos sólidos, dragagem e macrodrenagem de águas pluviais urbanas, recuperação e preservação da mata ciliar, dos corpos hídricos, dos mangues por meio da educação e consciência ambiental, entre outros projetos, programas e ações.

(ND, 26/10/2022)